Maiores de 23 anos já podem agendar vacina contra Covid-19

Arrancou esta segunda-feira o auto-agendamento para os portugueses com idade igual ou superior a 23 anos. Esta plataforma permite escolher a data, bem como o local onde pretendem ser vacinados.

Já abriu o auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19 para os portugueses com idade igual ou superior a 23 anos. Esta ferramenta, que tem vindo a estar disponível por faixas etárias por ordem decrescente, permite escolher a data, bem como o local onde os utentes pretendem ser inoculados com a vacinados.

Esta indicação já consta na página do Governo dedicada à Covid-19. O alargamento vai permitir que as pessoas entre os 23 e os 25 anos, inclusive, possam também agendar a vacina contra a Covid-19, já que até então esta plataforma estava apenas disponível para os utentes com idade igual ou superior a 25 anos.

A partir desta segunda-feira, os utentes entre os 23 e os 25 anos, inclusive, também já podem agendar a vacina contra a Covid-19Fonte: Portal do Governo dedicado à Covid-19

Foi a 4 de julho que arrancou a vacinação dos maiores de 18 anos, por ordem decrescente, e numa fase inicial por agendamento central. Este alargamento acontece numa altura em que se estão a acelerar os esforços de vacinação, tendo em conta a rápida disseminação da variante Delta, considerada 60% mais contagiosa que o coronavírus detetado em 2019 em Whuan, na China.

Nesse sentido, e dado os sucessivos recordes batidos nos últimos dias no que toca ao ritmo de vacinação, Portugal atingiu na sexta-feira passada a meta de ter 70% da população adulta vacinada contra a Covid-19. Trata-se, portanto, de uma antecipação, dado que o compromisso estava estipulado para o final do verão. “Este marco está em linha com o anúncio de hoje [sábado] da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que a União Europeia (UE) atinge, este fim de semana, o seu objetivo de ter doses suficientes para vacinar 70% da sua população adulta”, lê-se no comunicado enviado pelo gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido.

A meta dos 85%, apontando como a que permite a imunidade de grupo à luz das novas variantes do vírus, pode ser alcançada em “meados de setembro”, de acordo com as estimativas mais recentes apontadas pela task force. A plataforma de agendamento, que foi lançada a 23 de abril, permite que as pessoas possam escolher o local em que pretendem ser vacinadas. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e, caso não exista vaga, optar por ficarem na lista de espera ou escolherem outro ponto de vacinação.

Em Portugal, há já mais de 5,7 milhões de portugueses vacinados com pelo menos uma dose da vacina (o que representa 56% da população), dos quais mais de 3,7 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (36% da população), de acordo com o último relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde, na terça-feira passada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores de 23 anos já podem agendar vacina contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião