Pode antecipar 2.ª dose da vacina contra a Covid-19. Veja aqui em que casos

A DGS permite antecipar a data da toma da segunda dose da vacina se os utentes apresentarem um motivo válido, como uma viagem ao estrangeiro "com urgência" ou acesso a cuidados de saúde.

A Direção-Geral da Saúde permite, a título excecional, antecipar a data da toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19 se os utentes apresentarem um motivo válido, como uma viagem ao estrangeiro “com urgência”, representações diplomáticas ou para acesso a cuidados de saúde transfronteiriços.

Numa atualização à norma 002/2021, relativa à campanha de vacinação contra a Covid-19, a entidade liderada por Graça Freitas esclarece que vai permitir que o intervalo entre as duas doses da vacina contra a Covid-19 possa ser encurtado nas seguintes situações:

  • Viagens de comprovada urgência ou inadiáveis, nomeadamente, em caso de necessidade de cuidados de saúde transfronteiriços, representação diplomática ou de estado, missões humanitárias, e obrigações laborais ou académicas devidamente fundamentadas;
  • Antes do início de terapêuticas imunossupressoras, ou outros atos clínicos
    devidamente fundamentados.

Atualmente, no caso das vacinas de duas doses (o esquema vacinal mais comum), o intervalo entre as tomas é ligeiramente variável. No caso da Pfizer e da Moderna, é de cerca de quatro semanas, ao passo que na AstraZeneca o intervalo foi encurtado para oito semanas (antes eram 12). Recorde-se que as pessoas que já contraíram a infeção há mais de seis meses, tomam apenas uma dose da vacina, à exceção das pessoas com imunossupressão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pode antecipar 2.ª dose da vacina contra a Covid-19. Veja aqui em que casos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião