Cheias na Alemanha e Bélgica provocam mais de 120 mortos

O número de mortos provocados pelas chuvas severas na Europa ocidental já ascende a 120, de acordo com a imprensa internacional. É já considerado o fenómeno natural mais extremo em várias décadas.

Fotografia aérea do cemitério de Bad Neuenahr-Ahrweiler, na Alemanha, a 16 de julho de 2021.EPA/FRIEDEMANN VOGEL

Pelo menos 106 pessoas morreram na Alemanha e 20 na Bélgica, depois de as cheias “catastróficas” desta semana terem provocado aluimentos de terras, demolido estradas e casas, e provocado um rasto de destruição que não era visto na Europa há décadas. O fenómeno afetou ainda outros países, como a Holanda e a Suíça, e há centenas de pessoas desaparecidas.

As agências internacionais relatam um cenário desolador, marcado por resgates e evacuações. Comunidades inteiras foram devastadas pelas águas.

As imagens transmitidas pela Reuters a partir de alguns dos locais mais afetados mostram ruas totalmente alagadas, carros empilhados e entulho acumulado junto a estruturas em ruínas. Em muitas regiões não há eletricidade e as redes de comunicações estão inacessíveis. Escasseia água potável.

Este é já considerado o maior desastre natural na Alemanha dos últimos 60 anos. Na terça-feira, a Bélgica cumpriu um dia de luto nacional. O número total de vítimas, que já ascende a 120, deverá subir ao longo dos próximos dias.

Segundo o The New York Times, este tipo de fenómenos naturais extremos é um dos sinais mais visíveis das alterações climáticas, concretamente do aquecimento global provocado pela emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera. “Estudos mostram que estão agora a ocorrer com maior frequência”, escreve o jornal, que sublinha que uma atmosfera mais quente tem a capacidade para acumular mais humidade, provocando chuvas severas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cheias na Alemanha e Bélgica provocam mais de 120 mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião