Sente inveja do seu colega que foi promovido ou aumentado? Saiba como lidar com esse sentimento

É possível ficar feliz com as conquistas dos outros e sentir inveja. É normal e não necessariamente mau. O importante é garantir que isso não representa um obstáculo nas relações profissionais.

O seu colega foi promovido, ficou a coordenar aquele projeto que você ambicionava, ou conseguiu um aumento salarial? Este tipo de situações, muito comuns no trabalho, pode suscitar uma sincera felicitação e, ao mesmo tempo, algum tipo de ciúmes ou inveja, o que não é, necessariamente, mau. Pode até servir de motivação para o seu próximo grande salto profissional.

“Em termos emocionais, a inveja faz parte de um conjunto de emoções ligadas à rivalidade, o que significa que nem sempre é uma coisa má. Se for bem gerida, a inveja pode até ser motivadora, se a soubermos aproveitar a nosso favor e não contra o outro. E é possível ficar feliz com as conquistas dos outros e ao mesmo tempo sentir inveja”, começa por dizer a psicóloga Teresa Rebelo Pinto, à Pessoas.

O que é realmente importante na gestão destes sentimentos é garantir que não representam um obstáculo nas relações profissionais ou que provocam um certo mau ambiente no trabalho.

Para ajudá-lo a lidar melhor com os sentimentos de inveja no local de trabalho, ficam aqui cinco estratégias recomendadas pela psicóloga Teresa Rebelo Pinto.

1. Evite o caminho mais fácil

“É inevitável que nos comparemos uns com os outros, mas há que enquadrar bem cada situação. Por exemplo, se estamos à espera de uma promoção que vai parar ao nosso colega, é importante pensar porque é que isso terá acontecido e no que podemos aprender com a situação. Talvez não tenha sido realmente a nossa prioridade lutar pela promoção, embora ela fosse bem-vinda. É mais difícil olhar para os motivos que nos fizeram ser preteridos do que maldizer a promoção de um colega, mas compensa em termos de desenvolvimento pessoal.”

2. Resista à tentação do distanciamento

A segunda dica da psicóloga passa por olhar para as relações das pessoas de quem sente inveja e, em vez de resumir a relação a esse sentimento, tirar partido dela. “No fundo, procurar alternativas de aproximação, focando-se no que pode ser importante viver e aprender com aquela pessoa ou situação.”

3. Perceba de onde vem a inveja

Igualmente importante é identificar a origem deste sentimento: “Será que sentimos perda de estatuto? Sentimo-nos falhados ou incompetentes?”. “Ao aprofundar o contexto desta emoção, é possível dar respostas mais eficazes na transformação da inveja em algo melhor. E se precisar de fazer comparações, compare-se consigo mesmo uns tempos antes, analise o seu verdadeiro progresso e competências e não ‘em que lugar está’, como se estivesse numa espécie de competição contínua com o mundo.”

4. Seja humilde

Teresa Rebelo Pinto considera que assumir para si mesmo que se sente invejoso de uma situação ou de alguém, sem que isso se transforme num “bicho papão”, pode ajudá-lo a lidar com a situação. E, já que está a passar por isso, tente aproveitar esse sentimento para redefinir prioridades e repensar as estratégias que utiliza na conquista de objetivos pessoais e profissionais. No fundo, é “sentir as relações de trabalho como um jogo e saber perder”, resume.

5. Mude de perspetiva

O que deve reter é o seguinte: “O sucesso do outro não impede o nosso sucesso”. Peça ajuda e feedback quando quer melhorar o seu desempenho no trabalho e seja honestos quanto aos seus reais objetivos, aptidões e interesses, “já que (felizmente) não queremos todos o mesmo nem temos todos o mesmo perfil”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sente inveja do seu colega que foi promovido ou aumentado? Saiba como lidar com esse sentimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião