5 coisas que vão marcar o dia
Galp e BCP apresentam resultados, Parlamento começa a discutir o relatório do inquérito ao Novo Banco. É ainda o dia de saber se o Benfica conseguiu obter os 35 milhões que pretendia.
Dois pesos pesados da bolsa apresentam resultados trimestrais esta segunda-feira: a Galp e o BCP. No Parlamento, arranca a discussão do (controverso) relatório final da comissão de inquérito às perdas do Novo Banco. É ainda dia de conhecer o resultado da emissão do Benfica, mas também de conhecer os números da execução orçamental, desta vez até junho.
Desconfinamento deu gás à Galp Energia?
A Galp Energia publica as contas do segundo trimestre. É a segunda leva de resultados trimestrais da empresa com Andy Brown no comando executivo, encerrando o primeiro semestre de 2021. Nos primeiros seis meses do ano passado, fortemente marcados pela pandemia, a petrolífera portuguesa perdeu 22 milhões de euros, em comparação com os lucros de 303 milhões em 2019. Já no primeiro trimestre de 2021, a Galp Energia registou um resultado líquido positivo de 26 milhões de euros. Entre abril e junho, a procura por petróleo e derivados terá recuperado com o alívio nas medidas de confinamento. As contas serão divulgadas antes da abertura do mercado de capitais.
BCP travou queda nos lucros?
A 28 de julho de 2020, o BCP anunciou um resultado líquido de 76 milhões de euros entre janeiro e junho. Apesar de positivo, representou uma quebra de 55,3% face aos 169,8 milhões de euros que tinha lucrado nos mesmos seis meses de 2019. A queda foi explicada pela pandemia. Já este ano, nos primeiros três meses, o banco liderado por Miguel Maya assistiu a uma queda mais avultada do resultado líquido, de 77,1%. A conferência de imprensa está marcada para as 17h, depois do fecho da bolsa.
Comissão discute relatório do Novo Banco
Os deputados da comissão de inquérito às perdas do Novo Banco começam hoje, pelas 10h00, a discutir o relatório final, da auditoria do socialista Fernando Anastácio. O documento tem mais de 400 páginas e 100 conclusões e aponta falhas ao Banco de Portugal em todo o processo. Vários partidos apresentaram, entretanto, dezenas de propostas de alteração às conclusões do relatório que acabará por ser votado esta terça-feira.
Como está a execução orçamental?
A Direção-Geral do Orçamento atualiza hoje os dados da execução orçamental até junho. Na síntese anterior, a execução orçamental até maio registou um agravamento homólogo do défice das contas públicas em 1.895 milhões de euros, para 5.401 milhões de euros, explicado pelos efeitos da pandemia. O relatório mostrou ainda que os pagamentos em atraso das entidades públicas ascenderam a 717,9 milhões de euros no final de maio um aumento de 332,3 milhões face ao período homólogo de 2020.
Resultado da emissão de dívida do Benfica
Chegou ao fim no final da semana passada o prazo de subscrição das obrigações da SAD do Benfica. A emissão, com a qual a SAD espera arrecadar 35 milhões de euros, decorreu num momento conturbado, que passou pela detenção de Luís Filipe Vieira, a sua renúncia à presidência, mas também à revelação de um acordo de venda da posição do “Rei dos Frangos” a um investidor norte-americano. O resultado da operação de financiamento é revelado hoje, após o fecho da bolsa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}