Espanha vai administrar terceira dose das vacinas da Pfizer e da Moderna

  • Carolina Bento
  • 23 Julho 2021

A ministra da saúde espanhola, Carolina Darias, diz que será necessário dar uma terceira dose das vacinas da Pfizer e da Moderna, mas ainda não avançou com datas.

Espanha vai avançar com a administração de uma “terceira dose de reforço” das vacinas da Biontech/Pfizer e da Moderna contra a Covid-19, segundo a ministra da Saúde, Carolina Darias, em entrevista à rádio Onda Cero, segundo o Expansión (acesso condicionado, em espanhol). “Não estaremos seguros até que todos sejam vacinados”, afirmou.

“Tudo parece indicar que teremos que aplicar uma terceira dose de reforço. O que terá que ser determinado é quando, e neste sentido assinaremos o contrato com a União Europeia com a Pfizer e Moderna“, disse a ministra, sem avançar com datas para quando vai administrar as doses extra.

A shipment of Moderna Covid-19 vaccine is picture at the warehouse (SUCH) in Coimbra, Portugal on March 8, 2021.Carlos Costa/ EC - Audiovisual Service

Quando questionada se os cidadãos de Espanha teriam de ser vacinados anualmente, a ministra da saúde foi rápida e decidida na resposta. “Sim, sem dúvida”, afirmou, citada pelo jornal espanhol La Vanguardia (acesso livre, em espanhol).

Para Carolina Darias, para já, o objetivo é “continuar a vacinar até chegar aos 100% de população espanhola totalmente inoculados”. Neste caso, apenas quem foi vacinado duas doses das vacinas da Pfizer e da Moderna é que vai receber a terceira dose.

A Pfizer tem defendido uma terceira dose da vacina para combater a variante Delta, tendo já feito o pedido para a poder administrar nos Estados Unidos da América. Mikael Dolsten, líder científico da Pfizer, disse à Associated Press que uma dose extra da vacina, um ano após a vacinação completa, aumenta os níveis de anticorpos, sendo cinco a dez vezes superiores.

Segundo a Lusa, a comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, admitiu, no início deste mês, que a União Europeia estaria a preparar-se para necessidade futura de se administrar uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNtech.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha vai administrar terceira dose das vacinas da Pfizer e da Moderna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião