Hoje nas notícias: inovação, Novo Banco e Salgado

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Portugal recuou sete lugares no ranking da inovação da União Europeia, estando agora em 19.º lugar. O Presidente do Novo Banco escreveu uma carta aos deputados da Comissão de Inquérito ao Novo Banco onde ampara Vítor Fernandes e afasta-se de Vieira. Ao mesmo tempo, Ricardo Salgado está na Sardenha, após ter sido dispensado de ir a tribunal no âmbito da Operação Marquês. As poupanças dos portugueses atingiram os 450 mil milhões de euros.

Portugal recua sete lugares no ranking da inovação

Portugal caiu sete lugares no ranking da inovação da União Europeia, estando atualmente em 19.º lugar. Trata-se da primeira inversão da trajetória ascendente no European Innovation Scoreboard desde 2014. A economia portuguesa é agora classificada como moderadamente inovadora, tal como a Lituânia, República Checa, Espanha, Eslovénia, Malta, Chipre e Itália.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

António Ramalho afasta-se de Luís Filipe Vieira e ampara Vítor Fernandes

O presidente do Novo Banco escreveu uma carta aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco onde argumenta que as decisões sobre o crédito da Imosteps foram tomadas de forma colegial e não isoladamente por um administrador do banco, contestando a tese do Ministério Público que consideram que Vítor Fernandes era informador de Vieira. Além disso, nesta carta, António Ramalho distancia-se do antigo presidente do Benfica, com quem diz não ter “qualquer relação especial”.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Salgado descansa na Sardenha, após ter sido dispensado de ir a tribunal

Ricardo Salgado está a descansar com a família, na ilha italiana da Sardenha. Há três semanas, o antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), começou a ser julgado no âmbito da Operação Marquês, mas beneficiou da lei que permite aos arguidos com mais de 70 anos não marcarem presença em tribunal devido aos riscos associados à pandemia. Antes de viajar, Ricardo Salgado deu conhecimento da estadia no estrangeiro ao tribunal de Lisboa.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

81,9% das empresas que usaram lay-off são microempresas

Segundo o relatório do Centro de Relações Laborais (CRL), 113,1 mil empresas recorreram ao “lay-off” simplificado entre março de 2020 e janeiro deste ano, sendo que 81,9% destas eram microempresas (com menos de 10 trabalhadores). O peso das grandes empresas (250 ou mais trabalhadores) neste total representa apenas 0,5%. Apesar desta discrepância, o relatório aponta que a maior parte dos trabalhadores abrangidos pela medida de apoio extraordinária estariam empregados nas empresas de maior dimensão, devido ao elevado número de trabalhadores que as grandes empresas empregam.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugueses têm 76,8 mil milhões de euros parados nas contas

Em maio, os portugueses tinham 76,8 mil milhões de euros em contas à ordem. Já os depósitos a prazo atingiram, nos cinco primeiros meses do ano, os 89 mil milhões de euros, de acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Banco de Portugal ao Correio da Manhã. Em ano de pandemia, as poupanças dos portugueses aumentaram 17,5 mil milhões de euros, face ao ano anterior.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: inovação, Novo Banco e Salgado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião