Banca arrasta PSI-20 para o vermelho pela quarta sessão consecutiva

  • Rita Atalaia
  • 9 Fevereiro 2017

No dia em que lança mais 14 mil milhões de novas ações no mercado, o BCP está a afundar mais de 3%. Mas é a queda de 19% do BPI que está a arrastar o PSI-20 para o vermelho.

O BPI está a afundar 19% depois de concluída a OPA lançada pelo CaixaBank. Esta queda está a arrastar o PSI-20 para o vermelho pela quarta sessão consecutiva, contrariando o otimismo na Europa. No dia em que lança mais 14 mil milhões de novas ações no mercado, o BCP também está a afundar mais de 3%. Destaque ainda para as perdas no setor energético que também estão a contribuir para o mau desempenho da praça portuguesa.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a sessão a cair 0,2% para os 4.550,78 pontos, numa sessão muito negativa para a banca. O BPI está a afundar 19% na abertura, para os 95 cêntimos. A Allianz que detém cerca de 8% do capital do BPI não aceitou a proposta do CaixaBank, ficando com uma posição que reduz fortemente a liquidez das ações do banco português na bolsa nacional. E por causa disso, a Euronext decidiu esta quarta-feira excluir o BPI do PSI-20, que fica novamente com 17 cotadas a partir desta sexta-feira.

Se vão faltar ações do BPI a circular em bolsa, o mesmo não poderá dizer o BCP, que lança esta quinta-feira mais 14 mil milhões de novas ações no mercado, resultantes do aumento de capital no valor de 1.300 milhões de euros. Os títulos negoceiam hoje em baixa de 3,08% para os 14,14 cêntimos, após um tombo de 7%.

Na energia, o cenário não melhora. A EDP cai 0,1% para 2,76 euros e a EDP Renováveis desce 0,23% para 6,13 euros. A maré muda de cor no retalho, com a Jerónimo Martins a subir 0,1%. Também a Galp Energia acelera 0,07%. A Navigator está a comemorar os resultados financeiros de 2016. A papeleira registou um aumento dos lucros no ano passado e, por isso, as ações estão a subir 1,06%.

(Notícia atualizada às 8h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca arrasta PSI-20 para o vermelho pela quarta sessão consecutiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião