Avaliação bancária bate novo recorde nos 1.215 euros por metro quadrado

Valor das habitações atribuído pelos bancos aumentou pelo nono mês seguido em junho, fixando um novo máximo desde janeiro de 2011.

O valor médio de avaliação bancária na habitação para o total do país aumentou três euros em junho, fixando-se em 1.215 euros por metro quadrado, naquele que é o valor mais elevado desde janeiro de 2011, quando começa a série do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Foi o nono mês de subidas deste indicador, segundo mostram os dados divulgados esta quarta-feira pelo serviço de estatísticas nacional.

O valor médio da avaliação bancária tem como base inquéritos aos bancos no âmbito da concessão de crédito à habitação. O facto de o valor estar a subir desde setembro do ano passado ano evidencia a maior confiança das instituições financeiras nos empréstimos às famílias para comprar casa. De resto, em termos homólogos, a avaliação bancária sobe quase 9% num ano marcado pela pandemia.

Com este valor, por exemplo, uma casa com 100 metros quadrados estaria avaliada pelos bancos em 121.500 euros em termos médios nacionais (e por referência), havendo diferenças de região para região.

Avaliação das casas sobe há 9 meses

Fonte: INE

O maior aumento face ao mês anterior registou-se no Algarve (1,0%), sendo que o Alentejo apresentou a descida mais acentuada (-1,0%). Lisboa tem o valor mediano mais alto, nos 1.600 euros por metro quadro, e o Alentejo o valor mais baixo, nos 851 euros.

Por segmento de habitação, o valor médio da avaliação dos apartamentos fixou-se nos 1.339 euros por metro quadrado, enquanto o valor atribuído pelos bancos às moradias se situou nos 1.001 euros.

(Notícia atualizada às 11h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária bate novo recorde nos 1.215 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião