Escrituras e divórcios já podem ser feitos à distância de um click

  • ECO
  • 2 Agosto 2021

Escrituras de imóveis, divórcios e até uma procuração passam a ser feitos por videoconferência. Ainda falta a promulgação do PR, mas o objetivo é que o mecanismo esteja no terreno a 15 de novembro.

A escritura pública da venda de um imóvel, o divórcio por mútuo consentimento em que uma das partes esteja no estrangeiro ou a elaboração de uma procuração por uma pessoa que se encontre a viver no outro lado do mundo já podem ser realizados por videoconferência, sem que os interessados sejam obrigados a estar fisicamente presentes, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

O diploma foi aprovado a 22 de julho, em Conselho de Ministros e o objetivo é que o mecanismo esteja no terreno a 15 de novembro. No entanto, ainda falta ainda a promulgação pelo Presidente da República.

A medida chegou a ser anunciada em maio do ano passado, mas ficou em stand-by. Na altura, a ideia era avançar com “um regime experimental”, mas de acordo com o Jornal de Negócios, terá havido algumas dúvidas por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, que levariam a mudanças no diploma. A versão agora em cima da mesa já não é experimental, mas definitiva e fundamenta a segurança de todo o processo na utilização de uma plataforma informática, criada e gerida pelo Ministério da Justiça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escrituras e divórcios já podem ser feitos à distância de um click

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião