Setor privado empregava quase tanto como o SNS em 2019

  • ECO
  • 4 Agosto 2021

O impacto da pandemia pode ter mudado este panorama, mas em 2019 os profissionais contratados pelo setor privado da saúde aproximavam-se do total de profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

Antes da pandemia, em 2019, havia 125 mil profissionais de saúde empregados no setor privado da saúde, o que comparava com os 135 mil trabalhadores que na altura trabalhavam no Serviço Nacional de Saúde (SNS). No total, o setor privado da saúde gera 1.866,2 milhões de euros de remunerações anuais e 5.000,6 milhões de euros de valor acrescentado bruto. Estes números, citados esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias (acesso pago), englobam farmácias, clínicas e laboratórios, hospitais e indústria farmacêutica e a dos dispositivos médicos.

Estes dados constam da radiografia do setor privado da saúde realizado pela Dun & Brastreet/Informa a pedido do Conselho Estratégico Nacional de Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a qual deixa de fora centros de investigação e as seguradoras. “Reclamamos do Ministério da Economia é que nos veja como um setor de atividade e não apenas como um fornecedor do Estado“, diz Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Para o responsável o setor privado da saúde ganhou peso e importância e deixou de ser apenas um fornecedor do Estado. Pensando no futuro, Gaspar exige que o Governo deve esforçar-se na estratégia nacional para promover o turismo médico, focando no mercado internacional. O objetivo é captar para Portugal os estrangeiros que querem fazer férias em destinos de cuidados médicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor privado empregava quase tanto como o SNS em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião