Comissão Europeia fecha contrato com a Novavax para 200 milhões de vacinas contra a Covid-19

A vacina da Novavax está a ser revista pela Agência Europeia de Medicamentos, estando a ser "testada com sucesso contra variantes", sinalizou Ursula von der Leyen. 

A Comissão Europeia fechou mais um acordo de compra antecipada, para garantir o acesso a uma potencial vacina contra a Covid-19 no quarto trimestre de 2021 e em 2022. Em causa está um contrato para adquirir 200 milhões de doses da vacina da Novavax, que está a ser “testada com sucesso contra variantes”, segundo sinaliza Ursula von der Leyen.

“À medida que as variantes estão a espalhar-se, precisamos de ficar vigilantes. Aprovámos um novo contrato com a Novavax para 200 milhões de doses da sua vacina, que já está a ser testada com sucesso contra variantes”, escreveu a presidente da Comissão Europeia, no Twitter. “Com nosso amplo portfólio de vacinas, protegemos os europeus e ajudamos a vacinar o mundo”, acrescenta.

Esta vacina contra a Covid-19 já está a ser revista pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em ingês), tendo em vista uma possível autorização de comercialização.

Ao abrigo deste contrato, “os Estados-membros poderão adquirir até 100 milhões de doses da vacina Novavax, com opção de 100 milhões de doses adicionais ao longo de 2021, 2022 e 2023, uma vez revista e aprovada pela EMA como segura e eficaz”, sinaliza a Comissão Europeia, em comunicado.

A vacina que está a ser desenvolvida pela farmacêutica Novavax revelou ter uma eficácia de mais de 90% contra várias variantes do Sars-CoV-2, de acordo os resultados da última fase de ensaios clínicos divulgados em junho.

Este contrato “complementa um já amplo portfólio de vacinas a serem produzidas na Europa, incluindo os contratos com a AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica, BioNtech-Pfizer, CureVac, Moderna e as negociações exploratórias concluídas com a Valneva”, sublinha ainda a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia fecha contrato com a Novavax para 200 milhões de vacinas contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião