34 títulos, 672 golos e… muitos milhões de euros. Assim é Lionel Messi em números

Passados mais de 20 anos, o internacional argentino está de saída do Barcelona. Na história, ficam os títulos conquistados, os golos marcados e os muitos milhões movimentados.

Decorria o ano 2000, quando aterrava em La Masia, a célebre escola de formação do FC Barcelona, um atleta franzino e com um sotaque argentino que inesperadamente iria acabar por mudar o futebol “blaugrana” para sempre. O seu nome era Lionel “El Pulga” Messi. Passados mais 20 anos e muitas glórias, o jogador de 34 anos está oficialmente de saída do emblema catalão.

“Apesar de ter sido encontrado um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi (…), este não poderá ser formalizado devido a obstáculos económicos e estruturais (regulamentos da Liga espanhola). Devido a esta situação, Lionel Messi não continuará ligado ao FC Barcelona”, foi assim que o clube revelou ao mundo que o seu melhor ativo iria abandonar a família “culé”.

Enquanto se aguardam notícias sobre o futuro de um dos melhores jogadores da história do desporto rei, é tempo de relembrar os recordes e números de “El Pulga”.

20 anos de carreira: um clube, uma paixão

Numa era em que o futebol é cada vez mais global, nos dias de hoje é raro um futebolista permanecer num só clube durante tantos anos, mas Lionel Messi tinha até então sido uma das poucas exceções.

Com mais de 20 anos a representar as cores do emblema catalão, o astro argentino esteve perto de se juntar a nomes emblemáticos como Francesco Totti (AS Roma), Ryan Giggs (Manchester United) ou até Carles Puyol (Barcelona) que ficaram na história do desporto rei como jogadores de um só clube. Porém, os “deuses do futebol” decidiram mudar o rumo da sua carreira desportiva.

778 jogos e 672 golos no Barcelona

Nas duas décadas que passou na equipa principal, o futebolista disputou 778 jogos e marcou um total de 672 golos, sendo atualmente o jogador que mais vezes atuou pelo Barcelona, superando assim o seu antigo colega de equipa Xavi Hernández. O avançado sul-americano também entrou para a história como o atleta que mais remates certeiros tem ao serviço de uma única equipa, ultrapassando os expressivos números de Pelé no Santos (467 tentos).

34 troféus conquistados e seis Bolas de Ouro

Os números de Messi no Barcelona não são expressivos apenas em jogos e em golos, a carreira do craque argentino também está repleta de títulos coletivos e prémios individuais. Aliás, o camisola 10 é o atleta da história do emblema “culé” que mais troféus conquistou. No total foram 34, como pode ver na imagem abaixo.

Com 60 títulos individuais no seu palmarés, as seis Bolas de Ouro são os seus prémios de maior relevo, não só pela importância que têm na esfera futebolística mas também por ter sido o primeiro atleta de sempre a acumular tantas. Em segundo lugar, surge Cristiano Ronaldo com cinco Bolas de Ouro conquistadas.

Último contrato recheado em mais de 555 milhões de euros

O último vínculo contratual entre Lionel Messi e FC Barcelona foi tornado público em janeiro passado através do El Mundo, em que a publicação espanhola revelou na altura que o atleta recebeu um valor astronómico de 555.237.619 euros brutos por quatro temporadas. Neste valor estão incluídos salários, direitos de imagem, prémios por objetivos e outras variáveis desconhecidas publicamente.

Se analisarmos estes montantes, o internacional argentino recebeu por temporada cerca de 139 milhões de euros por temporada, ou seja, 11,6 milhões por mês. Valores que serão muito difíceis de igualar no futuro por parte dos clubes.

Cláusula de rescisão capaz de comprar clubes de topo

Para além dos mais de 555 milhões de euros, o passe de Lionel Messi estava protegido por uma irrisória cláusula de rescisão de 700 milhões de euros. Para ter uma ideia, de acordo com dados do Transfermarket, com estes 700 milhões é possível comprar clubes de top mundial, como o Arsenal (600 milhões), Borussia Dortmund (582 milhões) ou até mesmo o AC Milan (380 milhões).

Por fim, Lionel Messi será um jogador que ficará eternizado em Camp Nou, não só pelo seu extraordinário talento para o futebol mas por todo o legado que deixou no Barcelona. Agarrando na mítica expressão “blaugrana” e adaptando-a a Messi, podemos dizer que o número 10 será sempre “més que un jugador” para a massa associativa “culé”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

34 títulos, 672 golos e… muitos milhões de euros. Assim é Lionel Messi em números

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião