EDP Renováveis sobe mais de 1% e dá gás a Lisboa
As principais bolsas europeias arrancam o dia a negociar junto da "linha d'água". A praça lisboeta não é exceção, mas ganhos do grupo EDP ajudam a manter o índice à tona.
Depois de fechar a melhor semana dos últimos quatro meses, a bolsa nacional arranca a sessão desta segunda-feira a negociar junto da “linha d’água”. Desempenho da praça lisboeta está em linha com as principais congéneres europeias, que também seguem pouco alteradas face à última sessão. Grupo EDP dá gás ao índice nacional, mas quedas travam ganhos.
O principal índice de referência nacional, o PSI-20, avança 0,05% para os 5.136,67 pontos. Entre as 18 cotadas, a maioria segue a negociar em “terreno” negativo, enquanto subidas do grupo EDP puxam o índice para terreno positivo.
A liderar os ganhos encontra-se assim a EDP Renováveis, que soma 1,60% para os 20,38 euros, enquanto a casa-mãe EDP avança 0,31% para os 4,499 euros. Nota também para a Jerónimo Martins, que ganha 0,09% para os 17,22 euros.
EDP Renováveis sobe mais de 1%
Por outro lado, nas perdas, encontra-se os CTT, que recuam 0,84% para os 4,71 euros. A cotada corrige depois de ter anunciado lucros de 17,2 milhões de euros no semestre, na semana passada, que levaram a uma valorização de 8%.
Em dia de quedas no petróleo, com o preço do barril Brent, negociado em Londres, a recuar 2,43% para os 68,98 dólares, nota também para a Galp Energia. A petrolífera perde 0,33% para os 8,418 euros.
Quanto ao resto da Europa, as bolsas seguem ligeiramente penalizadas por quedas acentuada nos preços do ouro e do petróleo. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,09%, o francês CAC-40 avança 0,1% e o alemão DAX ganha 0,1%. Já o espanhol IBEX-35 segue inalterado e o britânico FTSE 100 cai 0,2%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis sobe mais de 1% e dá gás a Lisboa
{{ noCommentsLabel }}