Casa Branca avisa que preços altos dos combustíveis “prejudicam” retoma global

A Casa Branca está a fazer mira aos preços altos do petróleo e derivados. Num comunicado, o conselheiro de segurança nacional de Biden pressiona o cartel do petróleo a aumentar a produção.

A Casa Branca está a pressionar o cartel dos produtores de petróleo para que aumente ainda mais a produção da matéria-prima. Para o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, uma subida acentuada dos preços dos combustíveis prejudica a recuperação da economia mundial.

“Preços mais altos dos combustíveis, se não forem controlados, podem prejudicar a recuperação global em curso. O preço do petróleo tem estado mais alto do que estava no final de 2019, antes da pandemia”, começa por notar Sullivan, num comunicado em que fala da “necessidade de mercados globais de energia confiáveis e estáveis”.

Logo depois, Sullivan aponta baterias à OPEP+, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, onde se inclui a Rússia: “Apesar de a OPEP+ ter recentemente chegado a um acordo para aumentos da produção, esses aumentos não invertem totalmente os cortes anteriores na produção que a OPEP+ impôs durante a pandemia até para lá de 2022.”

“Simplesmente, num momento crítico para a recuperação global, isto não é suficiente”, atira o responsável da Administração Biden.

Sullivan remata ainda que o presidente dos EUA, Joe Biden, “deixou claro” que todos os norte-americanos devem ter “acesso a energia acessível e de confiança, incluindo nas bombas”. Nesse sentido, apesar de reconhecer que o país não faz parte do cartel de produtores, admitiu que irá “sempre” apelar aos parceiros internacionais sobre “assuntos que afetem significativamente a economia e a segurança nacional”.

“Estamos em conversações com membros da OPEP+ acerca da importância dos mercados competitivos na definição de preços. Mercados de energia competitivos vão garantir o fornecimento de energia estável e de confiança, e a OPEP+ deve fazer mais para apoiar a recuperação”, conclui o comunicado da Casa Branca.

O barril de petróleo está a negociar a 69,97 dólares em Londres, enquanto o WTI negoceia a 67,75 dólares em Nova Iorque. Durante a pandemia, no ano passado, os futuros do WTI chegaram a cotar em terreno negativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casa Branca avisa que preços altos dos combustíveis “prejudicam” retoma global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião