Costa diz que Portugal tem vacinas suficientes para a 3.ª dose, mas “decisão não está tomada”
Primeiro-ministro assegura que Portugal tem vacinas suficientes caso seja necessário administrar uma 3ª dose. "É uma decisão que não está tomada, mas se vier a ser tomada temos vacinas necessárias".
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou que Portugal adquiriu doses suficientes da vacina Covid-19 caso seja necessário administrar uma terceira dose nas pessoas mais vulneráveis, mas que essa “decisão não está tomada”.
“A União Europeia, incluindo Portugal, procedeu à aquisição de uma quantidade de vacinas adequadas para uma eventual decisão sobre essa terceira dose. É uma decisão que não está tomada, mas se vier a ser tomada temos as vacinas necessárias”, disse António Costa, em declarações aos jornalistas.
Questionado quando poderá ser tomada a decisão em relação ao reforço da vacinação, o primeiro-ministro adiantou que “não há nenhum calendário previsto”.
O primeiro-ministro esclareceu que é uma “decisão que compete à Direção-Geral de Saúde (DGS)” e que o “Governo não decide por si até porque não tem conhecimento para isso”, refere António Costa.
“O que o Governo deve fazer é o que fez: adquirir o número de doses necessárias para administrar uma terceira dose se as autoridades de saúde, neste caso a Direção-Geral da Saúde considerarem necessárias”, clarifica o primeiro-ministro.
No final de julho, o Governo anunciou três contratos de 24 milhões de vacinas contra a Covid-19 com a Pfizer e a Moderna para acautelar a eventual necessidade de reforçar a vacinação com uma terceira dose.
A acrescentar a este reforço de vacinas, a DGS e o Infarmed dizem que poderão ainda chegar a Portugal mais vacinas, no âmbito de futuros contratos, com algumas das vacinas ainda em avaliação na EMA.
(Notícia atualizada às 17h42 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa diz que Portugal tem vacinas suficientes para a 3.ª dose, mas “decisão não está tomada”
{{ noCommentsLabel }}