Auto-agendamento volta a estar disponível para maiores de 18 anos

Após ter estado três dias suspenso para agendar a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, o auto-agendamento volta a estar disponível para os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos.

O auto-agendamento para os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos voltou a ser retomado este domingo, após ter estado suspenso durante três dias.

Desde quinta-feira e até este sábado que o auto-agendamento para os maiores de 18 anos tinha sido temporariamente suspenso, para que os jovens entre os 12 e os 15 anos pudessem agendar a marcação da vacina contra a Covid-19, cujas primeiras doses vão ser administradas nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 e 29 de agosto, sendo que as segundas doses serão dadas nos fins de semana de 11 e 12 de setembro e de e 18 e 19 de setembro, respetivamente.

Neste contexto, e terminando o auto-agendamento exclusivo para estas faixas etárias, o portal de agendamento volta a estar disponível este domingo para os maiores de 18 anos. Esta modalidade permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Além disso, paralelamente, as pessoas com idade igual ou superior a 16 anos (e que não tenham sido infetadas nos últimos seis meses) podem também recorrer à modalidade “Casa Aberta”a partir de segunda-feira, dia 16 de agosto, para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid. Esta modalidade dispensa marcação, sendo apenas necessário a obtenção de uma senha digital.

Até esta sexta-feira, esta modalidade estava disponível para os cidadãos maiores de 18 anos, sendo que durante o fim de semana foi temporariamente suspensa para esta faixa etária, para dedicar-se em exclusivo aos jovens entre os 16 e os 17 anos. Esta segunda-feira, é, portanto, novamente alargada, passando a funcionar para todos os maiores de 16 anos.

Em Portugal, há já mais de 7,3 milhões de portugueses vacinados com pelo menos uma dose da vacina (o que representa 71% da população), dos quais mais de 6,4 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (62% da população), de acordo com o relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde, na terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auto-agendamento volta a estar disponível para maiores de 18 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião