Auto-agendamento já arrancou para os maiores de 18 anos

O alargamento do auto-agendamento permite que as pessoas entre os 18 e os 23 anos, inclusive, possam também agendar a vacina contra a Covid-19. Até agora estava disponível para maiores de 23 anos.

Já arrancou o auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19 para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta plataforma online tem vindo a estar disponível por faixas etárias por ordem decrescente e permite escolher o local e a data em que os cidadãos pretendem ser inoculados.

Esta indicação já consta na página do Governo dedicada à Covid-19. Este alargamento permite, assim, que as pessoas entre os 18 e os 23 anos, inclusive, possam também agendar a vacina contra a Covid-19, já que até então esta plataforma estava apenas disponível para os utentes com idade igual ou superior a 23 anos.

A partir desta quarta-feira, os utentes entre os 18 e os 23 anos, inclusive, também já podem agendar a vacina contra a Covid-19Fonte: : Portal do Governo dedicado à Covid-19

Na última semana, Portugal enfrentou uma diminuição da quantidade de vacinas disponíveis, após nas duas semanas anteriores terem sido administradas cerca de 1,7 milhões de vacinas em território nacional, superando as expectativas da task force. Nesse sentido, e dado que a grande adesão levou a que vários centros de vacinação tivessem as vagas completamente preenchidas, o planeamento da vacinação teve que ser revisto, pelo que o auto-agendamento dos maiores de 20 anos, que era para ter arrancado no dia 14 de julho, só arrancou esta semana e vai iniciar-se em paralelo com os maiores de 18 anos.

Assim, a “ideia, agora, é abrir o auto-agendamento logo a partir dos 18 anos, em vez de ser apenas a partir de 20 anos, todos ao mesmo tempo”, explicou fonte da task force, na semana passada, ao Público (acesso pago).

Face a esta situação, a ministra da Saúde veio esclarecer que Portugal deverá receber, nos próximos dias, mais doses de vacinas Pfizer, mediante a cedência de outros países e “cujas campanhas de vacinação estão noutra fase”. Além disso, o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 revelou, na sexta-feira, que o Governo português chegou a acordo com a Noruega, que vai ceder vacinas a Portugal.

Lançada a 23 de abril, a plataforma de agendamento permite que as pessoas possam escolher o local em que pretendem ser vacinadas. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e, caso não exista vaga, optar por ficarem na lista de espera ou escolherem outro ponto de vacinação.

Em Portugal, há já mais de 6,8 milhões de portugueses vacinados com pelo menos uma dose da vacina (o que representa 67% da população), dos quais mais de 5,3 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (53% da população), de acordo com o relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde, na terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auto-agendamento já arrancou para os maiores de 18 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião