Hacker que roubou 600 milhões em criptomoedas recebe recompensa da vítima

A plataforma Poly Network, alvo do maior roubo de criptomoedas da história, está a conseguir reaver os fundos roubados e decidiu pagar uma recompensa de meio milhão de dólares ao alegado atacante.

O alegado responsável pelo roubo de mais de 600 milhões de dólares em criptomoedas esta semana vai ser recompensado com um prémio de 500 mil dólares, a ser pago pela plataforma que foi vítima do ciberataque. O insólito acontece numa altura em que o hacker já terá devolvido pelo menos 340 milhões de dólares em criptoativos.

Na terça-feira, a plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) Poly Network anunciou no Twitter que criptoativos num valor equivalente a mais de 600 milhões de dólares tinham sido desviados num alegado roubo. Na altura, a rede apelou à devolução dos fundos e disse que iria avançar com uma queixa-crime.

O desenrolar do caso levou a que uma importante “fatia” dos fundos tivesse sido recuperada. Alegadamente, o atacante teria boas intenções e, com o ataque, pretendia expor um erro de segurança na rede. Assim, de acordo com a Reuters, a Poly Network confirmou que pagou ao hacker um bug bounty de meio milhão de dólares.

Bug bounty é um termo usado no meio tecnológico para designar as recompensas que algumas empresas pagam a hackers bem-intencionados, com o objetivo de detetar e corrigir falhas nos seus sistemas antes dos verdadeiros burlões. No entanto, por norma, estes prémios são pagos ao abrigo de programas fortemente regulamentados e em ambientes controlados.

Isto acontece porque um ataque direcionado autonomamente por um hacker fora de um destes programas não deixa de ser considerada uma invasão, podendo o hacker ser alvo de responsabilidade criminal, por muito boas intenções que tenha. Além disso, as falhas só são tornadas públicas depois de estarem devidamente corrigidas.

O caso da Poly Network torna-se ainda mais paradigmático porque a rede acabou por agradecer ao alegado atacante, por ajudar a “melhorar a segurança” da rede. A plataforma disse ainda esperar que o indivíduo, ou indivíduos, continuem a trabalhar no desenvolvimento continuado do setor da blockchain.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hacker que roubou 600 milhões em criptomoedas recebe recompensa da vítima

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião