Despesa das seguradoras com indemnizações sobe 22% durante a pandemia

  • ECO
  • 17 Agosto 2021

Os custos das seguradoras portuguesas com sinistros nos seguros de vida atingiram 211 milhões de euros, em junho. É mais 22% do que há um ano.

Os custos das seguradoras portuguesas com indemnizações por incapacidade ou morte nos seguros de vida subiram 22%, em junho face ao período homólogo de 2020, adianta o Jornal de Notícias (acesso pago).

De acordo com o jornal, os custos com sinistros nos seguros de vida atingiram 211 milhões de euros, quando há um ano estavam em 173 milhões de euros. Ou seja, verificou-se um salto homólogo de 22%, que acompanhou um agravamento de 4,7 pontos percentuais da sinistralidade.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) admite que o agravamento ter a ver “com o aumento do número de mortes associadas à infeção por covid-19”. José Galamba de Oliveira, presidente da associação, explicou que “a subida de sinistralidade deverá estar associada ao acionamento de seguros com capital seguro mais elevado e/ou a um aumento de mortes e incapacidades”.

Também nos seguros de saúde, foi registada uma evolução semelhante: os custos subiram 16,4%, num mês em que a sinistralidade aumentou cinco p.p. face a junho de 2020, para os 72,2%. Por força da crise pandémica, as seguradoras estão a ter, além disso, mais despesas com cuidados de saúde, que, nalguns casos, foram adiados e podem agora obrigar a tratamentos mais caros.

“Além de um aumento dos próprios custos da prestação de cuidados de saúde – desde logo com a realização de testes covid e o pagamento de equipamento de proteção individual -, assiste-se à recuperação de atos médicos em atraso”, confirmou ainda o responsável.

(Notícia atualizada às 16h25, com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Despesa das seguradoras com indemnizações sobe 22% durante a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião