Produção na construção sobe 2,8% na Zona Euro em junho face ao ano anterior

  • Joana Abrantes Gomes e Lusa
  • 18 Agosto 2021

Apesar da subida de 2,8% na Zona Euro em junho deste ano face ao período homólogo de 2020, a produção na construção caiu 1,7% na variação mensal, devido sobretudo à construção de edifícios.

A produção na construção subiu 2,8% na Zona Euro em junho deste ano face ao período homólogo de 2020, caindo por seu lado 1,7% na variação mensal, principalmente devido à construção de edifícios, foi anunciado esta quarta-feira.

Dados divulgados esta quarta-feira pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE), o Eurostat, revelam que, em junho, a produção ajustada sazonalmente no setor da construção aumentou 2,8% na área do euro e 3,5% no conjunto dos 27 Estados-membros em comparação ao mesmo mês de 2020.

Por setor, a construção de edifícios registou uma subida homóloga de 3,1% na Zona Euro em junho, enquanto a engenharia civil avançou 2,2%.

na UE, a construção de edifícios aumentou em 3,8% e a engenharia civil em 2,6% no mês de junho deste ano face ao período homólogo de 2020.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos anuais da produção na construção foram observados na Hungria (+27,7%), Roménia (+10,2%) e Áustria (+10,0%). Portugal acompanhou esta tendência ao ter uma subida de 3%.

Por seu lado, as maiores diminuições verificaram-se em Espanha (-10,6%), Alemanha (-1,6%) e Bélgica (-0,6%).

Já na variação em cadeia, em junho de 2021 em comparação com maio de 2021, a produção na construção diminuiu 1,7% na Zona Euro e 1,2% na UE, de acordo com as estimativas do Eurostat.

Foi a construção de edifícios que mais pesou nesta variação mensal, ao ter caído 1,9% em junho deste ano face ao mês anterior, enquanto a engenharia civil subiu 0,2%.

Na UE e também por setor, a construção de edifícios diminuiu 1,4% em junho de 2021 face a maio deste ano, ao passo que a engenharia civil avançou 0,4%.

O Eurostat precisa que, entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores decréscimos mensais da produção na construção foram registados na Eslováquia (-6,5%), Espanha (-3,6%) e Áustria (-3,3%).

Portugal teve um decréscimo de 1,2%.

Por seu lado, os maiores aumentos foram observados na Eslovénia (+4,8%), Hungria (+3,6%) e Roménia (+2,0%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção na construção sobe 2,8% na Zona Euro em junho face ao ano anterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião