Mercado livre do gás natural tem perto de 1,3 milhões de clientes

O número de clientes no mercado liberalizado do gás natural aproxima-se de 1,3 milhões, tendo crescido em junho. Galp lidera em consumo, EDP Comercial vence nos clientes.

O mercado liberalizado do gás natural continua a aproximar-se de 1,3 milhões de clientes, tendo registado um crescimento líquido de 2.850 clientes entre maio e junho, indica o boletim mensal da ERSE. A Galp é a empresa líder em consumo, enquanto a EDP Comercial lidera em número de clientes.

São já 1.297.961 clientes de gás natural no mercado livre, contra 238.188 que permanecem no mercado regulado, uma queda de 1.187 clientes em cadeia, sobretudo residenciais. No mercado livre, o consumo estimado em base anual fixou-se em 39.142 GWh (gigawatts-hora) em junho, tendo subido 60,7 GWh face ao mês anterior.

Síntese mensal do mercado livre de gás natural (junho):

Fonte: ERSE

Em junho, entraram no mercado liberalizado 16.798 clientes, tendo 912 transitado do mercado regulado e 15.886 entrado diretamente nas carteiras de comercializadores em regime de mercado. Em sentido inverso, cessaram contrato no mercado 13.903 clientes que não celebraram outro contrato de fornecimento. Seis clientes voltaram ao mercado regulado de gás natural e, dentro do mercado liberalizado, 10.408 clientes mudaram de fornecedor de gás.

No que toca às quotas de mercado, a Galp continuou a dominar em consumo, com uma quota total de 58%, enquanto a EDP Comercial liderou em número de clientes, com uma quota de 50%. A Galp destaca-se ainda no segmento de clientes industriais e de grandes consumidores, enquanto a EDP é mais forte no segmento das pequenas e médias empresas e clientes residenciais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado livre do gás natural tem perto de 1,3 milhões de clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião