Falta de chips corta produção de carros em 7,1 milhões
A escassez de chips vai levar a cortes significativos na produção de automóveis em todo o mundo. Crise vai continuar até ao segundo trimestre de 2022.
A escassez de semicondutores vai levar à produção de menos 7,1 milhões de carros em todo o mundo, segundo o relatório da IHS Markit. Os impactos da crise vão estender-se até 2022 e apenas se preveem melhorias a partir de junho do próximo ano. “O ponto em que esperamos a estabilização da oferta” acontecerá no segundo trimestre de 2022, segundo prevê o IHS Markit, “com os esforços de recuperação a começarem apenas a partir do segundo semestre” do mesmo ano.
Estas previsões não incluem o anúncio recente da Toyota: a empresa pretende reduzir a produção em 40%, ao pôr um travão temporário no trabalho de 14 fábricas. A pandemia e os seus efeitos na indústria são os principais culpados. “Especialmente no sudeste da Ásia, a disseminação da Covid-19 está a afetar os nossos fornecedores locais”, explicou, Kazunari Kumakura, diretor do Grupo de Compras da Toyota.
Mark Fulthorpe e Phil Amsrud, analistas da IHS Marki, admitem que o setor ainda enfrenta muitos desafios. Muitas dessas barreiras são resultado do encerramento de fábricas produtoras de chips, devido às baixas taxas de vacinação e os números elevados de infetados com Covid-19 em países do sudeste asiático. “Estamos a observar uma volatilidade adicional provocada pelas medidas de bloqueio na Malásia (motivadas pela Covid-19), onde muitas operações de teste e empacotamento de chips estão a ser realizadas”.
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