Nas notícias lá fora: Desigualdade salarial, compras online e dividendos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 23 Agosto 2021

Bruxelas revê regras para tornar compras online mais seguras. No Reino Unido, as maiores empresas pagam menos 40% às administradoras do que aos administradores.

Bruxelas quer tornar as compras mais seguras face ao aumento das compras online na pandemia. Em França, o certificado digital da Covid-19 está a puxar pelo consumo dos franceses. No Reino Unido, um estudo realizado às maiores empresas do país revela que as mulheres nos conselhos de administração recebem menos 40% do que os homens. Estas e outras notícias estão em destaque na imprensa internacional.

Financial Times

Mulheres administradoras recebem menos 40% do que os homens

As mulheres nos conselhos de administração do FTSE 100 — índice que agrega as principais cotadas do Reino Unido — recebem menos 40% do que os homólogos masculinos. O estudo à desigualdade salarial da New Street Consulting revela que o fosso entre homens e mulheres é mais acentuado nos escalões superiores das empresas britânicas. No ano passado, a remuneração média das mulheres administradoras foi de 1,5 milhões de libras, enquanto a dos homens administradores foi de 2,5 milhões.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Economista

Bruxelas quer compras online mais seguras

A Comissão Europeia está a rever as regras da União Europeia (UE) sobre os direitos dos consumidores, tendo em conta que estes “enfrentam muitos desafios, especialmente no mundo digital, que revolucionou as compras, os serviços e os mercados financeiros”, disse a comissária Věra Jourová. Bruxelas está a estudar vir a exigir que certos produtos perigosos sejam retirados do mercado ou que as propostas de crédito sejam apresentadas aos consumidores de uma forma mais clara e de fácil leitura em dispositivos móveis.

Leia a notícia completa em El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Wall Street Journal

Empresas de mineração de criptomoedas estão a sair da China

As empresas de mineração de criptomoedas estão a deixar a China, numa altura em que o regime comunista chinês aperta o cerco aos criptoativos. Por exemplo, a Bit Digital começou a retirar do país os seus mais de 20.000 computadores que participam no funcionamento da rede da bitcoin. Mas esta e outras empresas estão a enfrentar obstáculos, devido à elevada sensibilidade e fragilidade destes equipamentos.

Leia a notícia completa em The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

BFM Business

Passe sanitário puxa pelo consumo em França

O ministro da Economia de França assegura que a implementação do passe sanitário no país está a puxar pelo consumo, ajudando a atividade económica. Segundo Bruno Le Maire, entre 9 e 15 de agosto, na semana em que o certificado passou a ser obrigatório para entrar em bares e restaurantes, as transações com cartões bancários aumentaram 5%. É a resposta do Governo às críticas dos profissionais do setor, que estimavam que o passe sanitário levasse a uma queda entre 15% e 25% nas idas a restaurantes.

Leia a notícia completa na BFM Business (acesso livre, conteúdo em francês)

Cinco Días

Mercado espera mais dividendos dos bancos

O mercado está a antecipar mais dividendos e recompras de ações por parte dos bancos. Depois de o BCE ter autorizado a banca a retomar a remuneração aos acionistas em outubro, já sem as restrições impostas pela pandemia, embora sempre com aprovação do supervisor, as instituições financeiras europeias aproveitaram a apresentação de resultados do segundo trimestre para avançarem com compromissos aos investidores. Além do objetivo de recuperar os níveis de remuneração pré-crise, a banca, em muitos casos, quer entregar os pagamentos retidos em 2019 e 2020, através de dividendos e de recompras de ações.

Leia a notícia completa em Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Desigualdade salarial, compras online e dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião