Zona Euro mantém forte recuperação em agosto
Criação de emprego na Zona Euro manteve-se em máximos de mais de duas décadas, dando força à retoma económica da moeda única no mês de agosto.
A atividade económica na Zona Euro permaneceu robusta este mês, com a aceleração da vacinação a permitir a reabertura mais rápida da economia e os negócios a beneficiarem da maior liberdade de circulação.
É o que mostra o índice de compras de gestores PMI da IHS Markit, que é visto como um bom indicador da saúde da economia: caiu ligeiramente de 60,1 em julho (o valor mais elevado em duas década) para 59,5 em agosto, mantendo-se, porém, bem acima da marca dos 50, que separa o crescimento da contração da economia. Os analistas da poll da Reuters estimavam uma descida para 59,7.
“A recuperação económica da Zona Euro manteve um ritmo impressionante em agosto, com o PMI a ceder apenas ligeiramente em comparação com recente máximo de julho, colocando a média de três meses no valor mais elevado de 21 anos”, frisou Chris Williamson, economista chefe da IHS Markit.
“Os atrasos na cadeia de fornecimentos continua a causar estragos, ainda assim, deixando as empresas sem capacidade para responder à procura, aumentando os custos”, acrescentou o responsável.
A dar força à retoma europeia está a contratação de trabalhadores pelas empresas a um ritmo quase recorde, com o índice de emprego a manter-se nos 56,1 pelo segundo mês consecutivo.
Williamson fala em sinais encorajadores com criação de empregos a registar máximos de 21 anos em julho e agosto, “refletindo os esforços das empresas para aumentar a capacidade operacional e para responder à procura”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zona Euro mantém forte recuperação em agosto
{{ noCommentsLabel }}