Lisboa acompanha ganhos da Europa. GreenVolt dispara 9%

A praça lisboeta arrancou a semana pintada de verde, seguindo os ganhos sentidos na Europa. GreenVolt passa marca dos cinco euros com início da cobertura pelos analistas.

A bolsa nacional arrancou a semana com o pé direito, com o principal índice de referência pintado de verde. A praça lisboeta acompanhou o sentimento positivo vivido nas congéneres europeias, que voltaram a animar após o sell-off da semana passada. Em Lisboa, brilhou a GreenVolt, que começou a ser acompanhada pelos analistas dos bancos e valorizou mais de 9%.

O PSI-20 subiu 0,42% para os 5.359,64 pontos. Entre as 18 cotadas do índice de referência nacional, a grande maioria encerrou a sessão em “terreno” verde, sendo que apenas três cotadas registaram quedas e duas — a Novabase e a Semapa — ficaram inalteradas.

Fora do índice, destaque para a GreenVolt, a empresa de energias renováveis da Altri, que disparou 9,09% para os 5,40 euros, ultrapassando assim a marca dos 5 euros. Esta valorização dá-se no dia em que a cotada, que entrou para a bolsa há pouco mais de um mês, começou a ser acompanhada pelos analistas.

BPI/CaixaBank, BNP Paribas e Santander foram as casas de investimento que já deram início à cobertura do título da empresa liderada por João Manso Neto, apontando para valorizações acima de 40% nos próximos meses.

Já no PSI-20, a Altri também se destacou, ao somar 1,75% para os 5,24 euros, nesta sessão. Já a liderar os ganhos e a impulsionar o índice ficou a Galp Energia, com uma valorização de 3,24% para os 8,484 euros, em dia de subidas nos preços do petróleo.

Nota também para o BCP, que somou 1,95% para os 0,1256 euros, para a Nos, que ganhou 1,15% para os 3,522 euros e para a Sonae, dona do Continente, cujas ações valorizaram 0,66%, para 0,916 euros. Na semana passada, selou a venda de 25% da Sonae MC ao fundo CVC por mais de 500 milhões de euros.

Por outro lado, nas perdas, encontra-se a família EDP. A casa-mãe perdeu 3,44% para os 4,66 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis caiu 0,81% para os 22,16 euros.

Pela Europa, o dia foi também positivo, com o índice pan-europeu Stoxx 600 a registar uma subida de 0,7%. Já o francês CAC 40 avançou 1,1% e o espanhol Ibex ganhou 1,7%, enquanto o britânico FTSE 100 e o alemão Dax subiram 0,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha ganhos da Europa. GreenVolt dispara 9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião