Estas são as contratações mais caras da Liga Bwin desta época

A transferência mais cara esta temporada foi protagonizada pelo Benfica. O clube da Luz adquiriu o passe de Roman Yaremchuk por 17 milhões de euros.

O (regresso do) barulho dos adeptos, a bola, os relvados e, por fim o mais importante, os jogadores voltaram no início deste mês de agosto. Porém, para além do normal entusiasmo à volta da parte desportiva, esta altura do ano fica também marcada pelo frenesim do mercado de contratações.

Para quem não se recorda, a típica janela de transferências, que em Portugal acontece no verão, entre o dia 1 de julho a 31 de agosto, e no inverno, de 1 de dezembro a 31 de janeiro, é o segmento do futebol que movimenta mais dinheiro neste desporto. Todos os anos, os clubes gastam milhões de euros para adquirirem o “passe” de determinado futebolista. No entanto, olhando para a atual temporada, o valor gasto pelos clubes portugueses em transferências está aquém do que é normal.

De acordo com o site especializado de futebol Transfermarkt, até ao momento, as equipas nacionais gastaram apenas 77 milhões de euros em 302 reforços. É verdade que ainda faltam alguns dias para o fecho do mercado mas não deixa de ser um montante, comparando com o ano passado, que está abaixo do normal. Por exemplo, só o Benfica ultrapassou esse valor por uma margem considerável no verão de 2020, ao gastar mais de 100 milhões de euros na janela de transferências.

Porém, quem são os jogadores que levaram os clubes nacionais a desembolsarem os montantes mais elevados esta temporada? No topo da lista surge o ucraniano Roman Yaremchuk, que saiu do KAA Gent para assinar pelo Benfica a troco de 17 milhões de euros.

Em segundo lugar neste ranking temos a contratação do extremo Pepê por parte do FC Porto. O clube liderado por Pinto da Costa contratou o atleta de 24 anos aos brasileiros do Grêmio, numa operação de 15 milhões de euros. A fechar o pódio desta lista aparece Manuel Ugarte – uma cara bastante familiar no campeonato nacional – que esta época trocou o Famalicão pelo Sporting CP, um negócio que custou seis milhões de euros aos cofres dos ‘leões’.

No top 5 das contratações mais avultadas estão também as transferências de Soualiho Meïté, atleta do Torino que chegou ao Benfica por seis milhões de euros, e o ex-Sp. Braga Ricardo Esgaio, tendo custado ao emblema de Alvalade cerca de 5,5 milhões de euros.

Confira a lista completa das 10 transferências mais caras desta janela de transferências:

  1. Roman Yaremchuk (Benfica) – 17 milhões de euros.
  2. Pepê (FC Porto) – 15 milhões de euros.
  3. Manuel Ugarte (Sporting) – seis milhões de euros.
  4. Soualiho Meïté (Benfica) – seis milhões de euros.
  5. Ricardo Esgaio (Sporting) – 5,50 milhões de euros.
  6. Chidozie Awaziem (Boavista) – Cinco milhões de euros.
  7. Wendell (FC Porto) – Quatro milhões de euros.
  8. Bruno Costa (FC Porto) – 2,5 milhões de euros.
  9. Fábio Cardoso (FC Porto) – 2,2 milhões de euros.
  10. Iuri Medeiros (Sp. Braga) – 1,5 milhões de euros.

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as contratações mais caras da Liga Bwin desta época

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião