PLMJ, VdA e Abreu são os escritórios de advogados mais mediáticos. Veja o “top 10”

A PLMJ foi a sociedade de advogados mais referenciada na comunicação social nos primeiros meses de 2021. VdA e Abreu seguem-se na tabela.

Um estudo da CARMA, multinacional especializada em Media Intelligence e Análise de Informação de Media, revelou que a PLMJ foi a sociedade de advogados mais referenciada pelos media nos primeiros meses de 2021. No “top 3” ficaram ainda a Vieira de Almeida (VdA) e a Abreu Advogados.

O relatório da CARMA –publicado em abril deste ano — monitorizou todas as sociedades de advogados em Portugal e chegou a um ranking com as dez sociedades de advogados mais mencionadas pela imprensa portuguesa.

A PLMJ atingiu o topo da tabela, com 25% do volume de artigos, e conseguiu que os artigos que a referenciaram alcançassem a maior audiência entre todas as restantes firmas. A reabertura dos processos judiciais mediáticos Football Leaks/Luanda Leaks, trouxeram mediatismo ao maior escritório de advogados do mercado.

Em segundo lugar na tabela ficou a VdA, como um volume de artigos publicados a rondar os 16%, seguida pela Abreu Advogados (10%), Linklaters (10%) e a Morais Leitão (9%).

“Num setor extremamente competitivo e com casos cada vez mais mediáticos, que expõem cada vez mais os profissionais da área jurídica, as sociedades de advogados comunicam cada vez mais sobre as diversas áreas do direito”, refere a CARMA.

Fonte: Industry Media Outlook – Legal – Portugal – 1º Trimestre 2021 – CARMA

Já o meio de comunicação que publica mais artigos sobre o setor é o ECO/Advocatus, seguido pelo MSN Portugal, Jornal Económico, Observador e Executive Digest.

O relatório aponta ainda que, no primeiro trimestre de 2021, o tema da Covid-19 continuou a dominar em todos os setores da economia, mas existiram outras histórias que marcaram a advocacia.

Entre elas, os apoios do Estado às famílias e empresas e a legislação que os regula, que foi alvo de análises e pareceres das mais variadas firmas, mas também a reabertura dos processos judiciais mediáticos. Nomes como FootballLeaks, Luanda Leaks e empresas como o Novo Banco e a Doyen trouxeram maior mediatismo à PLMJ e à Linklaters. Já os ChambersEuropeAwards 2021 foram também um dos assuntos transversais à maioria das sociedades de advogados.

“A assessoria das sociedades de advogados em negócios de grandes empresas nacionais e internacionais tornaram-nas mais mediáticas e neste primeiro trimestre do ano são de destacar a admissão à bolsa da Greenvolt, a OPA à Semapa, a aquisição da Chocolates Imperial pela Valor, a venda da participação da Impresa na Vasp e na Lusa, entre outras”, refere a CARMA.

De acordo com o managing director da CARMA em Portugal & África, Luís Garcia, “tem-se notado um grande crescimento do mercado da advocacia em Portugal e uma aposta das grandes sociedades em trabalhar a sua comunicação e reputação, alavancando o desenvolvimento dos seus negócios”.

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