Governo investe 643 milhões para digitalizar Administração Pública

  • Lusa
  • 26 Agosto 2021

O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. Objetivo é funcionamento mais eficiente, inteligente e transparente.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, através de uma resolução, a Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026 que visa contribuir para um funcionamento mais eficiente, inteligente e transparente dos serviços da Administração Pública.

A par da Estratégia, foi também aprovado o respetivo Plano de Ação Transversal para o período 2021-2023, sob proposta do Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública (CTIC), com o comunicado do Conselho de Ministros a referir que a implementação do Plano de Ação para a legislatura apresenta um investimento total de 643 milhões de euros.

“Assim, tendo em consideração que a implementação da Estratégia de Transformação Digital 2017-2020 originou benefícios para cidadãos e empresas na ordem do dobro do valor investido, estima-se que a implementação desta Estratégia para o período 2021-2026, em alinhamento com os projetos de transformação digital previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), venham a proporcionar ganhos diretos para a economia nacional, pelo menos, na mesma proporção”, assinala o comunicado.

O objetivo da Estratégia é, segundo o Governo, tornar a Administração Pública “mais responsiva às expectativas dos cidadãos e empresas, prestando serviços mais simples, integrados e inclusivos, funcionando de forma mais eficiente, inteligente e transparente, através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados”.

O Conselho de Ministros aprovou ainda, igualmente através de resolução, um modelo de coordenação e de articulação entre as entidades responsáveis pelos investimentos nas iniciativas de Transição Digital da Administração Pública integradas no Plano de Recuperação e Resiliência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo investe 643 milhões para digitalizar Administração Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião