Governo promete novo modelo de financiamento dos cuidados continuados baseado nos resultados

  • ECO
  • 30 Agosto 2021

O novo modelo de financiamento para as unidades de cuidados continuados deverá basear-se em critérios como a recuperação dos doentes.

O Governo vai avançar com uma nova tabela de preços para as unidades de cuidados continuados, numa altura em que surgem denúncias de subfinanciamento e falta de atualização das importâncias exigidas. O novo modelo de financiamento deve basear-se em critérios como a recuperação dos doentes, segundo adiantou Marta Temido em entrevista à TSF (acesso livre).

A ministra da Saúde apontou que o modelo de financiamento irá assim deixar de se basear num pagamento diário indiscriminado em cada tipologia, apontando que o “pagamento por diária não é o mais adequado a compensar outros aspetos que ao próprio financiador interessa ter presentes, como por exemplo a recuperação das pessoas que são utilizadoras destes serviços”.

Quanto a uma alternativa aos jogos sociais como fonte de financiamento deste serviço, a ministra não vê para já como tal poderia ser feito, sublinhando que tem de ser feita uma ponderação. Marta Temido admite também que existam dificuldades nalgumas unidades de cuidados continuados, garantindo que o Ministério da Saúde “tudo fará para dotar as suas entidades de condições financeiras para os pagamentos poderem ser realizados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo promete novo modelo de financiamento dos cuidados continuados baseado nos resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião