Taxa de desemprego volta a cair e fixa-se em 6,6%

O desemprego voltou a cair. Em julho, a taxa fixou-se em 6,6%, menos 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior.

A taxa de desemprego fixou-se em 6,6%, em julho. Em causa está um recuo de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Também em comparação com o mesmo período de 2020, verificou-se uma quebra.

“A taxa de desemprego situou-se em 6,6%, menos 0,2 p.p. que no mês precedente, menos 0,4 p.p. que três meses antes e menos 1,5 p.p. que em julho de 2020“, detalha o gabinete de estatísticas, que adianta que a população desempregada diminuiu tanto em cadeia (-3,3%) como em termos homólogos (-15,7%).

Já a população empregada aumentou 0,8% face ao mês anterior e 5,2% face a julho de 2020. Há agora 4.842,7 mil pessoas, em Portugal, com trabalho, de acordo com o INE, isto é, mais 39,5 mil do que em junho e mais 238,2 mil do que no período homólogo. A taxa de emprego situou-se, por isso, em 63,1%, o que corresponde a uma subida em cadeia de 0,5 p.p. e a um crescimento de 3,0 p.p., em termos homólogos.

Quanto à taxa de subutilização do trabalho — que inclui desempregados, subemprego, inativos que procuram trabalho, mas não estão disponíveis e inativos que estão disponíveis, mas não procuram trabalho — verificou-se um recuo de 0,3 p.p., face a junho, e de 3,2 p.p., face a junho de 2020, para 12,5%.

O INE avança, além disso, que para julho a estimativa da população ativa situou-se em 5.183,7 mil pessoas, mais 0,5% (ou 27,9 mil pessoas) do que no mês anterior e mais 3,5% (ou 174,5 mil pessoas) do que no mesmo mês de 2020.

A pandemia fez tremer o mercado de trabalho, mas os apoios extraordinários lançados pelo Governo mitigaram o agravamento do desemprego. Agora que as restrições estão a ser, progressivamente, levantadas e a economia começa a recuperar, também o mundo laboral dá sinais de retoma, tendo o desemprego descido em julho, pelo segundo mês consecutivo.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego volta a cair e fixa-se em 6,6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião