5 coisas que vão marcar o dia

Banco de Portugal divulga evolução dívida pública e dos empréstimos. Eurostat atualiza os indicadores do mercado de trabalho. Lançada app do IVAucher. Casos BESA e Eurofin entram na reta final.

O Banco de Portugal divulga dados sobre a evolução dívida pública e dos empréstimos para a compra de casa. O Eurostat atualiza os indicadores do mercado de trabalho na região. A Autoridade Tributária começa a apurar os saldos do IVAucher, estando previsto o lançamento de uma app. Terminam alegações finais no julgamento dos recursos às coimas do Banco de Portugal ao BES, ESFG e antigos administradores no âmbito dos casos BESA e Eurofin.

Dívida pública bate novo recorde?

A dívida pública portuguesa não tem parado de subir durante a pandemia, perante os esforços do Governo nos apoios às famílias e empresas que atravessam maiores dificuldades. Em junho, o endividamento público atingiu os 277,5 mil milhões de euros, marcando um novo máximo histórico. Qual foi a evolução em julho? O Banco de Portugal responde.

Quanto é que a banca emprestou para comprar casa?

O Banco de Portugal revela ainda estatísticas sobre taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos em relação a julho. Sabendo-se que no mês anterior a banca concedeu um total de 1.295 milhões de euros em crédito para a compra de habitação, elevando o total financiado na primeira metade de 2021 para 7.178 milhões de euros.

Eurostat atualiza dados do desemprego

Lá por fora, o Eurostat atualiza os indicadores do mercado de trabalho na região, relativamente ao mês de julho. A pandemia tem afetado os empregos em todo o mundo e não fosse a intervenção dos governos e bancos centrais a situação seria hoje em dia mais complicada. Como comparará o desemprego em Portugal em relação aos parceiros da moeda única?

Lançada App do IVAucher

Está previsto o lançamento da aplicação IVAucher, o programa de descontos lançado pelo governo para estimular os negócios dos setores mais afetados pela pandemia. Entre junho e agosto os portugueses puderam acumular saldo ao fazer compras nos setores do turismo, restauração e cultura. Agora, em setembro, os montantes serão apurados, para que depois se possam aplicar os descontos, a partir de outubro.

Casos BESA e Eurofin na reta final

Terminam alegações finais no julgamento dos recursos às coimas do Banco de Portugal ao BES, ESFG e antigos administradores no âmbito dos casos BESA e Eurofin. Em causa neste julgamento estão os recursos apresentados por Ricardo Salgado, visado no processo BESA (coima de 1,8 milhões de euros) e no Eurofin (4 milhões de euros), Amílcar Morais Pires (coima de 1,2 milhões de euros do BESA e 3,5 milhões de euros do Eurofin), José Manuel Silva (1,250 milhões de euros do Eurofin), havendo, no processo do Eurofin, ainda coimas de 4 milhões de euros ao BES (suspensas na totalidade por cinco anos) e de 1 milhão de euros à Espírito Santo Finantial Group (ESFG).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião