Supervisores europeus instam Bruxelas a implementar regras bancárias globais

  • ECO
  • 7 Setembro 2021

A conclusão da implementação do pacote de regras Basileia III está nas mãos de Bruxelas, depois de o processo ter sofrido atrasos devido à pandemia que atinge a economia desde o início do ano passado.

O Banco de Portugal e os outros supervisores bancários da União Europeia instaram a Comissão Europeia a avançar com a implementação das regras bancárias mundiais que foram decididas para evitar uma nova crise financeira global.

A conclusão da implementação do pacote designado Basileia III está nas mãos de Bruxelas, depois de o processo ter sofrido atrasos devido à pandemia que atinge a economia desde o início do ano passado.

Numa carta aberta, quase duas dezenas de bancos centrais e reguladores instaram a Comissão a manter “à letra e ao espírito” as regras previstas e que foram alvo de intensa discussão pelo setor.

“Nós, enquanto supervisores prudenciais e bancos centrais na UE, apoiamos uma implementação completa, oportuna e consistente com todos os aspetos deste enquadramento”, referem os signatários da carta endereçada à comissão europeia para os Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuiness.

“A pandemia mostra que os bancos mais resilientes estão mais bem preparados para apoiar a economia real, mesmo durante tempos de crise”, acrescentaram.

Nessa medida, defendem que a União Europeia deve seguir em frente com a conclusão da implementação de Basileia III para “o interesse comum”.

Mais tarde, o Banco Central Europeu (BCE) e a Autoridade Bancária Europeia (EBA) divulgaram nos respetivos sites uma carta endereçada a McGuiness no mesmo sentido. A conclusão da adoção das regras de Basileia III “é essencial para assegurar que os bancos podem resistir a futuras crises e uma condição necessária para o bom funcionamento dos sistemas financeiros europeu e global”.

Reconhecendo o impacto da pandemia no atrasar do processo, as duas instituições sublinham que “as reformas continuam a ser extremamente importantes para abordar as deficiências da estrutura existente”. “Qualquer adiamento adicional da sua implementação na UE seria em detrimento do interesse público europeu”, destaca a carta dos dois supervisores bancários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisores europeus instam Bruxelas a implementar regras bancárias globais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião