El Salvador é o primeiro país a adotar a Bitcoin como moeda legal

  • Carolina Bento
  • 7 Setembro 2021

O país comprou 400 bitcoin por 20 milhões de dólares e planeia adquirir "muito mais", de acordo com o presidente Nayib Bukele.

El Salvador reconheceu a bitcoin como moeda legal esta terça-feira, avançou a Bloomberg. É a primeira vez que um país legaliza estas moedas virtuais, tornando-as uma forma válida e segura de transação monetária. A partir de agora, os consumidores em El Salvador podem pagar impostos e produtos em bitcoin.

O presidente do país, Nayib Bukele, anunciou através da sua conta oficial de Twitter a compra de 400 moedas eletrónicas e apelidou a data “Dia da Bitcoin“. A aquisição custou cerca de 20 milhões de dólares e o país pretende comprar “muito mais”.

Numa outra publicação na mesma rede social, Bukele admitiu que esta medida é ainda uma experiência que requer alguma aprendizagem. “Nem tudo será alcançado num dia ou num mês”, mas “El Salvador tem o direito de avançar para o primeiro mundo”, disse.

Desta forma, o governo instalou 200 caixas de multibanco (ATM) para trocar criptomoedas por dólares norte-americanos. Foi também criado um fundo de 150 milhões no Banco de Desarrollo de la Republica para apoiar as transações, de acordo com a presidência, no comunicado que publicou no website oficial. Para além disso, o governo também criou uma “carteira eletrónica”, a Carteira Chivo, com um bónus de 30 dólares equivalente em criptomoedas. Com a Chivo, todos os cidadãos podem fazer transações através de bitcoin. A carteira está disponível em app e pode ser instalada nos smartphones Android, Huawei ou iOS.

O presidente disse ainda que a bitcoin pode ajudar os cidadãos a poupar 400 milhões de dólares por ano em taxas nos envios de dinheiro de emigrantes para as suas famílias. Estas transações correspondem a um quinto do PIB nacional. “A criptomoeda é um método opcional de pagamento que ajuda a abrir mais oportunidades de negócios para todos os tipos de empresas, reduzir custos e atrair turistas de qualquer lugar do mundo”, lê-se no comunicado.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

El Salvador é o primeiro país a adotar a Bitcoin como moeda legal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião