Lisboa em queda pela 3ª sessão consecutiva. EDP cai mais de 2%

A praça lisboeta seguiu as quedas da Europa, registando a terceira sessão consecutiva em "terreno" vermelho. Grupo EDP pesou no desempenho do PSI-20.

A bolsa nacional fechou em queda, naquela que foi a terceira sessão consecutiva de perdas. A praça lisboeta seguiu assim a tendência negativa sentida pelas congéneres europeias. O grupo EDP pesou no desempenho do principal índice de referência nacional, que registou uma desvalorização de quase 1%.

O PSI-20 recuou 0,96% para os 5.425,66 pontos na sessão desta terça-feira. Entre as 18 cotadas do índice, apenas cinco ficaram em “terreno” verde, enquanto as restantes registaram desvalorizações.

Pela Europa, o dia também foi de quedas, enquanto os investidores aguardam a reunião do Banco Central Europeu no final desta semana. O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,5%, bem como o britânico FTSE 100. Já o alemão DAX recuou 0,6%, o francês CAC 40 perdeu 0,2% e o espanhol IBEX desvalorizou 0,1%.

Por cá, é o grupo EDP que se destaca nas perdas. A EDP caiu 2,23% para os 4,681 euros, um dia depois de concluir uma emissão de 1.250 milhões em dívida verde, tendo pago um juro final abaixo de 2%. Já a subsidiária EDP Renováveis recuou 1,92% para os 22,50 euros.

EDP cai mais de 2%

Outros “pesos pesados” da bolsa também penalizam o desempenho do PSI-20. Nota para a Galp Energia, que caiu 0,82% para os 8,448 euros, num dia em que o preço do barril de petróleo regista desvalorizações nos mercados internacionais, e para o BCP, que perdeu 0,30% para os 0,1320 euros.

Já nos ganhos da praça lisboeta esta terça-feira sobressai a Mota-Engil e os CTT. A construtora avançou 1,60% para os 1,396 euros, enquanto a empresa liderada por João Bento ganhou 0,64% para os 4,72 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa em queda pela 3ª sessão consecutiva. EDP cai mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião