Luís Filipe Vieira prepara-se para vender ações do Benfica a 7,80 euros, quase 80% acima do preço de mercado

O ex-presidente do Benfica prepara-se para vender a posição de 3,28% que tem na SAD a um preço 78% acima do valor de mercado. O clube tem até 15 de setembro para exercer o direito de preferência.

O Benfica comunicou esta terça-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que Luís Filipe Vieira prepara-se para vender a posição de 3,28% que detém no capital da SAD.

Segundo foi comunicado ao mercado, o ex-presidente do Benfica já terá um acordo para a venda das ações que detém no Benfica a um preço de 7,80 euros por ação, o que representará um encaixe de 5,9 milhões de euros para Luís Filipe Vieira.

Recorde-se que Vieira adquiriu estas ações na OPV do Benfica em 2001, a 5 euros cada, o que quer dizer que vai desfazer-se do capital que tem no Benfica com uma mais-valia superior a 2 milhões de euros.

Clube tem direito de preferência na compra

No comunicado que faz ao mercado, a SAD afirma desconhecer quem será o comprador das ações que serão alienadas por Luís Filipe Vieira, mas recorda que o clube tem o direito de preferência nessa compra.

“Na referida comunicação não é identificado o potencial adquirente, é mencionado que a proposta de aquisição ascende a €7,80 por ação e que o exercício ou não do direito de preferência deverá ser comunicado até ao fim do dia 15 de setembro de 2021. Não consta da comunicação mais nenhuma informação acerca da potencial venda”, explica a SAD na comunicação à CMVM.

No entanto, não revela se o Sport Lisboa e Benfica vai exercer esse direito de preferência. Também não é revelado que investidor está disposto a pagar 7,80 euros por cada ação de Vieira, quando no mercado esses títulos estão avaliados em 4,34 euros (preço de fecho esta terça-feira).

Ações prometidas ao ‘Rei dos Frangos’

Apresar de não revelar o nome do comprador das ações, é público que Luís Filipe Vieira teria um acordo com o investidor José António dos Santos, maior acionista privado da SAD do Benfica e conhecido como o ‘Rei dos Frangos’, para a compra da participação de Luís Filipe Vieira que depois seria alienada ao investidor norte-americano John Textor. José António dos Santos já detém atualmente cerca de 20% do capital da SAD.

Entretanto, a direção do Benfica já veio dizer que não vê com bons olhos esta investida por parte de John Textor. Num comunicado a 16 de julho, a direção liderada por Rui Costa veio dizer que “desconhecia em absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor”.

Mas diz mais para mostrar que é hostil à entrada do americano na SAD. A direção do Benfica revela, no mesmo comunicado, que vai chumbar a entrada de Textor na SAD se for convocada uma assembleia geral para esse efeito e que “considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura”.

Contactado pelo ECO, fonte oficial do Benfica não esclarece se o clube vai exercer o direito de preferência que tem na compra dos 3,28% que serão alienados por Luís Filipe Vieira, que está atualmente a braços com a justiça por alegados crimes praticados enquanto era presidente do Benfica. Recorde-se que 40% do capital da SAD (ações da categoria A) estão nas mãos do clube e 24% são detidas pela Sport Lisboa e Benfica, SGPS.

As ações da SAD Benfica encerram esta terça-feira a valer 4,34 euros. O preço de venda anunciado por Luís Filipe Vieira é 78% acima da avaliação feita pelo mercado.

(Notícia atualizada pela última vez às 23h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Filipe Vieira prepara-se para vender ações do Benfica a 7,80 euros, quase 80% acima do preço de mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião