Partidos suspendem atividades de campanha eleitoral para as autárquicas

  • Lusa e ECO
  • 10 Setembro 2021

PS, BE, CDS-PP e PAN já anunciaram a suspensão de atividades de campanha eleitoral para as autárquicas previstas para os próximos dias. O Governo anunciou três dias de luto nacional.

O PS anunciou esta sexta-feira a suspensão de “todas as atividades públicas da campanha eleitoral” para as eleições autárquicas devido à morte de Jorge Sampaio.

“O Partido Socialista anuncia a suspensão de todas as atividades públicas de campanha eleitoral, solicitando aos seus militantes, dirigentes e candidatos que se associem à homenagem coletiva que os portugueses devem dedicar a Jorge Sampaio”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

O CDS-PP, através do seu líder, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou o cancelamento da agenda de pré-campanha desta sexta-feira enquanto aguarda as decisões sobre luto nacional e as exéquias do antigo Presidente da República para decidir como procederá nos próximos dias.

O presidente do PSD, Rui Rio, manteve a primeira ação de pré-campanha que tinha programada esta sexta-feira, em Porto Mós, distrito de Leira, e questionado sobre se ia manter as ações de pré-campanha, disse aguardar pela intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para reprogramar aquilo que tem definido.

A CDU vai manter a sua pré-campanha, na qual o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, tem previsto esta sexta-feira iniciativas no Couço, concelho de Coruche, e em Santarém. “A CDU adequará a sua ação de esclarecimento e intervenção eleitoral ao momento, garantindo a sobriedade e respeito que a Jorge Sampaio é devido. Conhecendo-se Sampaio é legítimo afirmar olhando para o seu percurso de intervenção cívica e política que isso corresponde ao sentido do seu posicionamento”, divulgou, numa nota enviada à Lusa. Esta tarde, em declarações aos jornalistas na RTP 3, assegurou que os espetáculos que se realizariam durante os dias de luto nacional serão cancelados.

O BE transformou uma conferência de imprensa da coordenadora, Catarina Martins, agendada para a sede do partido, numa declaração sobre Jorge Sampaio, e decidiu cancelar a pré-campanha desta sexta-feira, que previa um comício em Salvaterra de Magos, assim como no sábado. “Decidimos para já cancelar estes dois dias de campanha, estamos a reformular a nossa agenda”, declarou Catarina Martins.

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) cancelou a ação de pré-campanha em Lisboa, em que estava prevista a participação da porta-voz, Inês de Sousa Real.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partidos suspendem atividades de campanha eleitoral para as autárquicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião