Produção, salários e emprego na construção desaceleram em julho

O setor da construção tem estado entre os menos afetados pela crise pandémica. Em julho, viu a produção, emprego e salários subir, mas menos do que no mês anterior.

O índice de produção na construção registou um crescimento homólogo de 4,1% em julho, o que significa que desacelerou face ao mês anterior, indicam os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As remunerações praticadas neste setor deram um salto de 5,6%, face a julho de 2020.

“O índice de produção na construção aumentou 4,1%, em julho, após ter crescido 7,7% em junho“, salienta o INE, na nota divulgada esta manhã. Está em causa, portanto, uma desaceleração de 3,6 pontos percentuais. A evolução deste indicador, frisa o gabinete de estatísticas, reflete um efeito de base, já que, em julho de 2020, o índice em em questão diminuiu, em termos homólogos, 4,3%. Isto embora o setor da construção tenha sido dos menos afetados pela crise pandémica, na medida em que não esteve sujeito, por exemplo, a confinamentos.

Em maior detalhe, no sétimo mês de 2021, a construção de edifícios subiu 0,9%, face ao período homólogo, quando em junho tinha crescido 4,4%. Já a produção da engenharia civil cresceu 9%, verificando-se uma desaceleração de 3,6 pontos percentuais.

Quanto ao emprego e às remunerações, julho foi sinónimo de variações homólogas de 2,1% e 5,6%, respetivamente. Também neste caso, os crescimentos registados no mês em questão ficam abaixo dos verificados no mês anterior (2,5% e 9%, respetivamente). Ainda assim, o INE acrescenta: “Face a junho, estes índices aumentaram 0,5% e 3,5%, respetivamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção, salários e emprego na construção desaceleram em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião