Operadoras vão testar 5G em frequências da quarta geração

A Anacom autorizou as empresas de telecomunicações a realizarem ensaios técnicos de 5G na faixa dos 1.800 MHz, que é usada atualmente para o 4G. Leilão da quinta geração atinge 170 dias de licitações.

As operadoras de telecomunicações vão poder realizar ensaios técnicos de 5G na faixa dos 1.800 MHz. Esta é uma banda de frequências na qual Meo, Nos e Vodafone já têm licenças de utilização e que servem ao funcionamento da atual rede de quarta geração.

“Para além das autorizações previamente emitidas, foi agora concedida autorização para a realização de ensaios técnicos 5G na faixa de frequências dos 1.800 MHz, para a qual os operadores já detêm Direitos de Utilização de Frequências”, anunciou a Anacom.

No entanto, para a realização dos testes, as empresas vão ter de respeitar uma decisão do Comité das Comunicações Eletrónicas da UE que ainda não foi oficialmente “implementada em Portugal”, reconheceu o regulador.

Os ensaios de 5G em frequências de 4G são, assim, autorizados pela Anacom numa altura em que o leilão de frequências para a quinta geração de rede móvel continua em curso. Atinge esta segunda-feira 170 dias de licitações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operadoras vão testar 5G em frequências da quarta geração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião