Exclusivo Pedro Alves vai ser candidato à liderança da Associação Mutualista Montepio

Decisão surge na sequência da desistência de João Vicente Ribeiro, que tinha sido anunciado como cabeça-de-lista.

Pedro Alves prepara-se para anunciar nas próximas horas que vai ser candidato à liderança da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), que vai para eleições no final do ano, apurou o ECO junto de fonte próxima do processo.

A decisão do presidente da Montepio Crédito surge na sequência da desistência de João Vicente Ribeiro, que tinha sido anunciado como cabeça-de-lista da lista da qual Pedro Alves surgia como membro executivo. João Vicente Ribeiro irá anunciar que sai da corrida por razões pessoais. Mas em causa estarão reservas manifestadas pelo regulador no âmbito do processo de pré-registo dos candidatos.

Em comunicado enviado às redações após esta notícia, a chamada “lista de quadros” confirmou Pedro Alves como o novo líder da lista após “a desvinculação por parte do candidato e cabeça de lista João Vicente Ribeiro que, por razões supervenientes de ordem pessoal, ficou indisponível para participar nas referidas eleições”.

Foram anunciadas quatro listas, sendo que a Autoridade de Supervisão de Seguros e Pensões (ASF) está a analisar os nomes neste momento. Ao que o ECO apurou, o regulador liderado por Margarida Corrêa de Aguiar está em contactos com as listas a fim de concluir o processo de avaliação dos candidatos.

A lista que terá Pedro Alves como cabeça-de-lista integra ainda estes nomes para o conselho de administração: Maria Eduarda Osório, Nuno Paramés e Pedro Líbano Monteiro como vogais executivos, e Paula Guimarães e Fernanda Freitas como não executivos. A “lista de quadros” — tem na sua génese os presidentes do Montepio Crédito e do Montepio Valor — é vista como uma das principais listas concorrentes à de Virgílio Lima, o atual presidente da AMMG e que também se apresenta como candidato a estas eleições.

Numa entrevista recente ao ECO, antes de terem sido conhecidas as listas, Pedro Alves não afastou a hipótese de assumir protagonismo nas eleições. “Nunca virei a cara a nenhuma solução no grupo Montepio. Sempre que fui convidado a fazer parte de soluções dentro do Grupo Montepio, sempre disse que sim. E disse sempre presente, já lá vão 22 anos”, afirmou o presidente do Montepio Crédito. Agora, com a saída de João Vicente Ribeiro cena, Pedro Alves torna-se cabeça-de-lista, como muitos lhe apontavam no início do ano.

Ainda sem data marcada, as eleições para a maior mutualista do país, com mais de 600 mil associados, deverão ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Nessa medida, a instituição deverá anunciar a convocatória para o ato eleitoral ainda esta semana. No mês seguinte à convocação de eleições as listas terão de formalizar as candidaturas, prevendo-se que os nomes para os cargos mais importantes tenham já sido pré-aprovados pela ASF.

Além de Virgílio Lima e Pedro Alves, são ainda candidatos ao cargo de presidente do conselho de administração da AMMG para um mandato 2022-2025 Pedro Corte Real (da lista do ex-administrador Miguel Coelho) e Eugénio Rosa (ex-dirigente do Montepio e economista associado ao PCP).

A AMMG registou prejuízos de 18 milhões de euros no ano passado em base individual. Ainda não foram divulgadas as contas consolidadas do grupo. O grupo tem estado no centro das atenções nos últimos anos, com rumores de que poderia necessitar de uma intervenção pública. Virgílio Lima, que assumiu os destinos da instituição após a saída de Tomás Correia no final de 2019, descartou qualquer cenário de ajuda ao grupo.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h34 com comunicado da lista de quadros)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Alves vai ser candidato à liderança da Associação Mutualista Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião