Apple corrige falha que permitia invadir iPhones

  • Lusa
  • 14 Setembro 2021

A Apple lançou atualizações para os seus sistemas operativos, incluindo um novo iOS 14.8 para iPhones. Pacote corrige problema de segurança que permitia invadir os dispositivos através do iMessage.

A Apple resolveu uma falha de sistema que deixava os iPhones e outros dispositivos vulneráveis ao software-espião Pegasus, da empresa israelita NSO.

A falha foi detetada por investigadores do Citizen Lab, que descobriram que o iPhone de um ativista saudita havia sido infectado via iMessage, o sistema de mensagens da Apple.

De acordo com esta organização de segurança na internet da Universidade de Toronto, o Pegasus tem explorado esta vulnerabilidade “desde pelo menos fevereiro de 2021”.

Este ataque, refere a Citizen Lab, “tem como alvo a biblioteca de renderização de imagens da Apple e funcionou com dispositivos Apple iOS, MacOS e WatchOS”, os sistemas operativos de telemóveis, computadores e smartwatches da marca Apple.

“A Apple está ciente de dados de que essa falha pode ter sido explorada”, disse a tecnológica norte-americana em nota divulgada na segunda-feira.

O Citizen Lab divulgou em julho o caso de espionagem em grande escala através da Pegasus,visando comunicações de vários chefes de Estado e de Governo, nomeadamente em França, de um total de 50.000 números de telefone em todo o mundo selecionados desde 2016 pelos clientes da NSO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple corrige falha que permitia invadir iPhones

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião