BdP levanta travão aos dividendos e bónus nos bancos pequenos

Apesar do fim das restrições nos dividendos e bónus, Banco de Portugal avisa instituições para serem prudentes pois a pandemia não está ultrapassada e subsistem riscos com o fim das moratórias.

Seguindo a decisão do Banco Central Europeu (BCE), o Banco de Portugal também levantou a proibição de distribuição de dividendos por parte dos bancos que estão sob a sua alçada direta de supervisão, que poderão voltar a partilhar lucros com os acionistas a partir de 1 de outubro, segundo anunciou esta sexta-feira.

Desde o início da pandemia que os reguladores recomendaram aos bancos o congelamento dos dividendos para preservar capital e assim manterem-se com robustez suficiente para responder aos efeitos da crise. Essa recomendação vai manter-se até final deste mês e cai agora em que a fase mais crítica da pandemia está ultrapassada e a economia começa a regressar ao normal perante os progressos na campanha de vacinação.

Da mesma forma que acaba com o travão aos dividendos, o supervisor português também retira as restrições em relação ao pagamento de bónus aos administradores.

Apesar de tudo, o Banco de Portugal mantém os avisos para que os bancos continuem a ser prudentes pois a crise pandémica ainda não está totalmente ultrapassada, subsistindo sobretudo riscos com o fim das moratórias.

“As instituições devem ter em conta os impactos de eventuais distribuições nas projeções de fundos próprios e demonstrar capacidade de cumprimento sustentado e prospetivo dos requisitos de fundos próprios. Essa avaliação deve ter por base projeções prudentes e assegurar que são retidos capitais próprios suficientes para fazer face a uma possível deterioração da qualidade dos ativos e preservar o financiamento à economia”, ressalva o Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BdP levanta travão aos dividendos e bónus nos bancos pequenos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião