Rui Moreira vence eleições autárquicas no Porto, de acordo com as projeções

Moreira foi eleito para um terceiro mandato na Câmara do Porto. Projeções dão a vitória ao independente apoiado por CDS e liberais, mas a maioria absoluta ainda está em aberto. PS e PSD taco a taco.

Rui Moreira sucede a Rui Moreira. Oito anos depois da primeira vitória nas autárquicas e quatro anos após ser reeleito com maioria absoluta, o candidato independente manteve este domingo a confiança do eleitorado do Porto e prepara-se para liderar a segunda cidade do país até 2025.

Segundo a sondagem à boca das urnas realizada pela Universidade Católica para a RTP, Rui Moreira deve obter entre 39% e 44% dos votos, estando no limiar da maioria absoluta. O PS e o PSD surgem com o mesmo intervalo (16% – 19%), seguidos da CDU (6% – 9%) e do BE (5% – 8%).

Também o estudo da Pitagórica para a TVI dá a vitória a Rui Moreira (39,2% a 45,2%), seguido do socialista Tiago Barbosa Ribeiro (13,7% – 19,7%), do social-democrata Vladimiro Feliz (12,2% – 18,2%), da comunista Ilda Figueiredo (6,5% – 10,5%) e do bloquista Sérgio Aires (5,3% – 9,3%).

Já os dados divulgados pela SIC apontam para o seguinte cenário: Rui Moreira (39,2% – 44,2%), PS (16,5% – 20,5%), PSD (15,1% – 19,1%), CDU (5,6% – 8,6%), BE (4,9% – 7,9%). A candidata do PAN, Bebiana Cunha, deve obter entre 2% e 4%, ficando à frente de António Fonseca, que se candidatou pelo Chega (1,5% – 3,5%)

Nas eleições de 2017, Rui Moreira tinha vencido no Porto com 44,46% dos votos – elegendo sete vereadores, num total de 13 atribuídos –, contra 28,55% do PS (quatro vereadores) e 10,39% do PSD (um vereador). Com 5,89% dos votos, a CDU conseguiu também um vereador no último mandato autárquico.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Moreira vence eleições autárquicas no Porto, de acordo com as projeções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião