DGS lança guia para minimizar riscos para saúde mental no local de trabalho

Situações de stress, de depressão, de ansiedade ou de burnout são, hoje em dia, identificadas como "comuns" nos trabalhadores.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, acaba de lançar um guia técnico sobre a “vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho”. O objetivo deste documento é melhorar a intervenção preventiva nesses fatores em contexto laboral.

“Este guia, de características inovadoras, pretende identificar e promover boas práticas, não só ao nível da prevenção, mas também na promoção da saúde dos trabalhadores. Desta forma, são identificados os principais fatores de risco e os instrumentos a contemplar na avaliação de risco, as metodologias de avaliação e identificação de situações prioritárias e de emergência, bem como os processos de referenciação no caso de trabalhadores com potenciais perturbações mentais moderadas ou graves”, detalha a DGS, em comunicado.

O documento — no qual são ainda estabelecidas medidas de prevenção — integra questionários validados para a população portuguesa, a serem utilizados pelos Serviços de Saúde do Trabalho/Saúde Ocupacional (SST/SO), que permitem fazer a avaliação desses fatores de risco. “Pretende-se que seja um referencial de orientação à sua atuação, no âmbito dos riscos psicossociais”, continua.

Situações de stress, de depressão, de ansiedade ou de burnout são identificadas como “comuns” nos trabalhadores, em grande parte devido à pressão para responder às exigências do trabalho moderno e à atual situação pandémica. “O ambiente de trabalho pode ser agravado pela definição de objetivos pouco realistas, pela urgência em alcançar resultados, pelas longas horas de trabalho, e ainda por contratos precários”, explica a DGS.

São ainda identificadas outras situações, tais como conflitos laborais, assédio, violência física e mobbing. Estes problemas poderão refletir-se na perda de capital humano, aumento do absentismo e presentismo laboral e baixos níveis de desempenho ou motivação dos trabalhadores.

Para a elaboração deste documento, foi constituído um grupo de trabalho técnico-científico que integrou peritos de diversas áreas e entidades. O guia, na versão síntese e na versão completa, está publicado no site da DGS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS lança guia para minimizar riscos para saúde mental no local de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião