Um em cada quatro portugueses subscreve serviços de streaming

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Setembro 2021

Os lares subscritores de pacotes Nowo são os que menos aderem ao streaming (18%). Já a Vodafone tem o maior número de clientes assinantes de plataformas de streaming, com 32% de aderentes.

As plataformas de streaming já fazem definitivamente parte das rotinas dos portugueses: um em cada quatro cidadãos com mais de 15 anos a viver em Portugal já aderiram a este tipo de serviços, o que corresponde a uma percentagem de 24%, segundo um estudo da Marktest. Netflix, Disney+ e HBO têm o maior número de subscritores.

A maior fatia de aderentes a serviços de streaming é das classes A e B, num total de 45%, sendo que a distribuição da adesão por classes sociais diminui até aos 6% de aderentes da classe D, revelam os dados da primeira edição do estudo BStream, da Marktest. Esta análise sociodemográfica concluiu também que a Prime Video, da Amazon, é a plataforma com maior número de subscritores homens, apresentando um índice de 64% para uma média de 50% de homens nas restantes plataformas.

Na análise por faixas etárias, o estudo identificou maior maturidade comparativa nos subscritores da MEO Filmes e Séries, que tem 24% de utilizadores entre os 45 e os 54 anos, quando a média de aderentes desta faixa etária nas restantes plataformas é de 16%. No escalão acima, que vai dos 55 aos 64 anos, verifica-se uma média de 17% dos utilizadores da MEO Filmes e Séries, contra uma média de 7% do mesmo escalão nas restantes plataformas.

A Apple TV é a plataforma com maior concentração de utilização da classe A/B, que representam quase metade do seu universo de subscritores. No polo oposto encontra-se a MEO Filmes e Séries, que tem 42% dos seus utilizadores na classe C2 e apenas 17% na classe A/B.

Quanto à análise à subscrição de serviços de streaming por operador de telecomunicações, verificou-se que os lares subscritores de pacotes Nowo são os que menos aderem ao streaming (18%). Já a Vodafone tem o maior número de clientes assinantes de plataformas de streaming, com 32% de aderentes.

A primeira edição do estudo BStream, da Marktest, avaliou a notoriedade e o consumo de serviços SVoD (Subscription Video On Demand) a operar em Portugal e de pacotes de operadores de telecomunicações, tendo analisado a Apple TV, Disney +, HBO, MEO Filmes e Series, Netflix, NOS Play, OPTO SIC, Amazon Prime Video, mais os operadores de telecomunicações MEO, NOS, Nowo, Vodafone.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada quatro portugueses subscreve serviços de streaming

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião