BCE deve manter a monitorização da inflação e estar pronto para agir, diz Centeno

  • Lusa
  • 30 Setembro 2021

"No que diz respeito à política monetária, a melhor resposta à incerteza é manter o monitoramento próximo, uma mão firme e estar pronto para agir de forma flexível", diz Centeno.

O governador do Banco de Portugal (BdP) considerou, esta quinta-feira, que a incerteza em relação à subida da inflação requer a monitorização próxima por parte do Banco Central Europeu (BCE), que deve “estar pronto para agir de forma flexível”. Mário Centeno falava na conferência anual do Centro de Investigação em Regulação e Supervisão do Sector Financeiro (CIRSF).

“No que diz respeito à política monetária, a melhor resposta à incerteza é manter o monitoramento próximo, uma mão firme e estar pronto para agir de forma flexível“, disse Mário Centeno. Para o governador do BdP, o BCE tem ferramentas para responder “com agilidade e eficácia”.

O BCE, sediado em Frankfurt, aponta para uma inflação de 2,2% na Zona Euro no final deste ano, um número que deverá baixar para 1,7% em 2022 e 1,5% em 2023, de acordo com as previsões económicas da instituição.

Para Mário Centeno, o crescimento da Zona do Euro vai continuar “com força e rapidamente”, excedendo seu nível pré-crise no quarto trimestre, superando as projeções.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE deve manter a monitorização da inflação e estar pronto para agir, diz Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião