Wall Street em alta com dados económicos em foco

As bolsas norte-americanas registam ganhos ligeiros. Os investidores estão a digerir os dados relativos aos pedidos de subsídio de desemprego, bem como do PIB dos EUA.

Os principais índices norte-americanos estão em “terreno” positivo, com os investidores otimistas relativamente aos dados divulgados sobre os pedidos de desemprego e à revisão em alta do PIB norte-americano. Em foco está ainda a discussão em torno dos limites da dívida pública dos EUA.

O índice de referência S&P 500 soma 0,42% para 4.377,58 pontos, enquanto o industrial Dow Jones valoriza 0,43% para 34.540,30 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq avança 0,50% para 14.585,35 pontos.

Os investidores estão a digerir os dados económicos divulgados esta quinta-feira. Os dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos da América (EUA) apontam para um aumento de 11 mil pedidos de desemprego, na semana terminada a 25 de setembro. Há atualmente, 362 mil pessoas a receberem o subsídio de desemprego do outro lado do Atlântico.

Apesar deste aumento e de o número de desempregados continuar acima dos níveis pré-pandemia, este valor ficou aquém das estimativas avançadas pelos analistas que apontavam para 335 mil pedidos, segundo a Reuters. Ao mesmo tempo, este aumento poderá ajudar a sustentar a tese de que a Fed será mais paciente na subida das taxas de juro e na retirada dos estímulos, por forma a suportar a robustez no mercado de trabalho.

Em foco nesta sessão está ainda a revisão do PIB norte-americano relativo ao segundo trimestre deste ano. Entre abril e junho, a maior economia mundial cresceu 6,7%, o que representa uma revisão em alta face à anterior estimativa (6,6%). No entanto, as estimativas para o terceiro trimestre apontam para um crescimento abaixo de 5%, na sequência do aumento das infeções associadas à variante Delta, bem como devido à escassez de matérias-primas, que afetou as vendas de veículos motorizados e restringiu a compra e construção de casas.

A pesar no sentimento dos investidores está ainda um acordo entre os legisladores dos EUA para estender o financiamento do governo federal e evitar um shutdown. A verificar-se isto poderá estender os gastos do Executivo até 3 de dezembro. Recorde-se que a secretária de Estado do Tesouro avisou que capacidade de o governo federal dos EUA se financiar acaba em 18 de outubro, se o limite da dívida pública não for elevado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em alta com dados económicos em foco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião