Bruxelas torna venda da Air Europa à Iberia “impossível”
Bruxelas está a travar a venda da Air Europa à Iberia porque juntas as companhias teriam 100% dos voos entre Madrid e vários destinos no continente americano.
Bruxelas está a dificultar a venda da Air Europa à IAG, sociedade gestora de participações sociais (‘holding’) que controla a Iberia, forçando a companhia a ceder a outras companhias áreas parte das rotas chave, avança o El Economista (acesso livre).
Abdicar de rotas fundamentais parece ser uma das condições que Bruxelas irá impor para autorizar a venda da Air Europa à Iberia. Juntas a IAG – a empresa-mãe da Iberia – e a Air Europa teriam 100% dos voos entre Madrid e vários destinos no continente americano, incluindo os voos para Miami.
A fusão Iberia-Air Europa abrangeria também uma grande percentagem das rotas entre Madrid e Havana, cerca de 77%, e Quito (89%). Noutros destinos como Medellín, Lima, Buenos Aires ou São Paulo, também ultrapassaria a barreira dos 50%, de acordo com os meios económicos espanhóis.
Caso a Iberia decida recuar na operação, que de acordo com as estimativas iniciais deverá ascender a 1.000 milhões de euros, o contrato com a Air Europa contém uma cláusula segundo a qual os proprietários da Air Europa têm direito a uma compensação de 40 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas torna venda da Air Europa à Iberia “impossível”
{{ noCommentsLabel }}