Custos de construção aumentam 6,8% em agosto

Este aumentou foi provocado pelo crescimento dos preços com materiais que, tal como o custo de mão-de-obra, apresentou variações de 8,7% e de 4,1% face ao período homólogo.

Os custos de construção em Portugal estavam em agosto 6,8% acima dos valores praticados no mesmo período de 2020. Neste último ano, a subida verificou-se sobretudo devido à subida dos preços dos materiais e custo da mão-de-obra.

“Em agosto, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 6,8% em termos homólogos, mais 0,3 pontos percentuais face ao observado no mês anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, especificando que “o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações de 8,7% e de 4,1% face ao período homólogo”.

De acordo com dados do INE, o custo da mão-de-obra contribuiu com 1,8 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), enquanto a componente dos materiais contribuiu com cinco pontos percentuais.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,1% em agosto. Tal como se dos materiais aumentou 0,5% e o custo da mão-de-obra diminuiu 0,4%. As componentes mão-de-obra e materiais contribuíram com 0,3 e -0,2 pontos percentuais respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) do INE é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção aumentam 6,8% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião