Governo espanhol vai dar 250 euros por mês para os jovens pagarem a renda da casa

Medida faz parte do Orçamento do Estado para 2022 e é dirigida a jovens entre os 18 e os 35 anos, com rendimentos anuais abaixo de 23.725 euros. 

O Governo espanhol vai dar 250 euros por mês aos jovens para ajudar com o arrendamento de uma casa. A proposta, que faz parte do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), será válida pelos próximos dois anos e acessível para os jovens entre os 18 e os 35 anos, com rendimentos anuais abaixo de 23.725 euros.

O objetivo desta medida é o de facilitar o começo de vida independente dos jovens, mas também diminuir a idade com que estes saem de casa dos pais, aproximando-a da média da União Europeia, que está atualmente nos 26 anos.

“É um grande sucesso do Governo focar-se no problema mais importante enfrentado pelos jovens. Estas ajudas diretas de arrendamento servirão para reduzir a idade de emancipação”, refere o portal de venda de casa, Fotocasa, citado pelo jornal espanhol.

A plataforma falou ainda no congelamento das rendas, que foi adotado, por exemplo em Barcelona, referindo tratar-se de uma “medida intervencionista”, que “pode originar uma diminuição da oferta de imóveis para arrendamento, o que tornaria ainda mais difícil o acesso à habitação”.

Além destes 250 euros mensais, o Governo espanhol vai ainda dar ajudas diretas de até 40% do valor da renda para as famílias mais vulneráveis.

Esta medida anunciada pelo Governo de Pedro Sánchez não é propriamente novidade no país vizinho, uma vez que, no início de 2008, o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero já tinha criado algo semelhante. O “cheque habitação” de Zapatero era uma ajuda de 210 euros mensais para ajudar a pagar a renda a jovens dos 22 aos 30 anos, incluindo ainda um empréstimo de 600 euros para pagar a caução.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol vai dar 250 euros por mês para os jovens pagarem a renda da casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião